Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NeoBlanc 1


Após alguma ponderação decidi manter a minha cronica habitual sobre os erros dos árbitros, e a consequente tentativa de branqueamento dos mesmos. Esta época para diferenciar do ano passado, a Lixívia vai ser rebaptizada, Neoblanc será o nome...
Isto dá algum trabalho, e eu tenho cada vez menos paciência para ver os jogos dos nossos adversários, portanto as minhas analises sobre os 'outros' será quase sempre condicionada às informações que me chegarem. Vou tentar ser mais analítico, porque textos longos acabam por ser cansativos, e confusos, mas nesta primeira jornada os erros foram tantos, que é difícil 'encurtar' o post!!!



Na Luz, o Cosme trouxe a encomenda do costume, e como o Benfica jogou menos daquilo que estamos habituados, facilmente se branqueou a Roubalheira. Existiram 5 jogadas no mínimo 'duvidosas' dentro da área da Académica, por coincidência todas foram decididas 'contra' o Benfica, e no rescaldo do jogo, nenhum jornal puxou para primeira página os erros do árbitro, e os resumos na televisão falaram somente na falta sobre o Javi (e muito ao de leve!!!). Aqui podem ver alguns destes lances.
Se em vez destes 5 'casos', tivesse existido 1 único caso, que supostamente tivesse permitido ao Benfica ganhar os 3 pontos, então seria o 'fim-do-mundo', estaríamos horas e horas a discutir, a especular, e a acusar, mas como foi ao contrário o silêncio é quase absoluto.
Tudo isto feito com a complacência da Direcção do Benfica, mas também de muitos adeptos do Benfica, que por exemplo nos blog´s desvalorizaram os erros, preferindo atacar o Treinador, o Presidente, e alguns jogadores, e existe mesmo casos onde os erros do Cosme são denunciados, mas a culpa volta a ser do nosso Presidente...!!!
Até o jornal A Bola, supostamente o 'orgão oficial' do Benfica, declarou que só houve um erro, a falta não marcada sobre o Javi!!! A Sporttv fez o costume, 'abafou' as repetições do último penalty a favor do Benfica, nunca mostrou imagens para verificar se a bola saiu pela minha lateral no mesmo lance. 'Esqueceu-se' das imagens que demonstram a não existência de qualquer falta no lance do primeiro golo da Académica, em resumo mais do mesmo...!!!

-Mão do Berger. Acho que foi involuntária, a bola inclusive bate no braço de outro Academista o que surpreende o Berger. Nas duas situações não houve intenção, portanto não haveria lugar a penalty. Mas se o critério fosse o mesmo do jogo da Figueira, então já seria penalty!!!
-Diego Gomes sobre Saviola. Primeiro: é dentro da área(em cima da linha), segundo: no mínimo seria jogo perigoso passivo, e portanto livre indirecto (dentro ou fora da área). Na queda o Gomes ainda atropela o Saviola, e poderia ser marcado livre directo, que dentro da área seria penalty. Apesar do jogador da Académica nunca tocar na bola, aceito a não marcação do penalty, mas repito seria sempre livre indirecto...
-Diogo Melo sobre Saviola. Penalty óbvio, o Saviola ganha posição(legalmente, não é obrigado a deixar o adversário saltar à vontade!!!), e o Diogo Melo ingenuamente usa o Conejo, como 'escada'. Se fosse o Cardozo a fazer o mesmo, ninguém teria dúvidas...!!!
-Bola na Mão do 'tranças'. No Estádio fiquei com poucas dúvidas e estava longe do lance. Tive enormes dificuldades em ver este lance na televisão. O branqueamento deste lance é escandaloso. E ainda ficaram as dúvidas se a bola saiu pela linha lateral no seguimento deste lance que deu o segundo golo da Académica!!!

Resumindo, na minha opinião ficaram 3 penalty por marcar, e um livre indirecto, em zona frontal, em cima da linha da grande área...
Se estas faltas tivessem sido marcadas, com as respectivas 'cartolinas', o Addy não teria sido o único a ser expulso!!!
Neste jogo ainda foi totalmente 'esquecido' a inexistência de qualquer falta do David, no livre que dá o primeiro golo da Académica!!!
O Diogo Valente ainda teve uma entrada muito perigosa ao joelho do Maxi, onde ainda recebeu um cumprimento do Ladrão!!!
O David num lance mais duro com o Sougou, acabou por atingir o peito do adversário com o cotovelo, pareceu-me uma luta 'normal' de braços para ganhar posição, até podia ser falta, mas nunca seria vermelho. Mas o David tem que ter cuidado, porque os Corruptos este ano não vão perdoar...
Não posso deixar de fazer referência ao Porco anti-jogo da Briosa, uma vergonha. A rábula das substituições é algo digno do Circo, o mergulho do guarda-redes merecia um Sumarissimo, e os 4 minutos de desconto foram de uma cobardia atroz...
Uma nota final para a atitude dos Academistas após o intervalo, parece que a dose da 'amarelhinha' foi demasiado forte, pois o Addy esqueceu-se que a camisola que vestia não era às riscas azuis-e-brancas verticais, e resolveu 'abrir caça' ao Conejo!!! Passou despercebido a quase todos, mas já no final do jogo, o efeito das 'bombas' ainda não tinha passado, e se não fosse a intervenção do Jesus, tinha havido conflito entre jogadores, com os Porcos a provocarem os nossos atletas...
Assim se o Cardozo tivesse com a pontaria afinada, marcaríamos 3 golos de penalty, e como os 2 golos da Académica nascem de dois erros de arbitragem, provavelmente o Roberto não sofria nenhum golo!!!




Não vi o jogo de Braga, falaram-me que a falta que dá o primeiro golo do Braga foi discutível, mas como não vi o lance, não tomo posição.


Em Paços tudo normal, até o Maniche voltou a agredir os adversários!!! Não compreendo como este pontapé nas costas do David Simão, com o jogo parado, foi completamente 'abafado'!!!


Na Figueira vimos uma amostra daquilo que se vai passar o resto da época, uma equipa supostamente maravilhosa, a jogar uma merda, com o Givanildo a tentar resolver tudo sozinho na força, e quando as 'coisas' estiverem apertadas, lá vai aparecer o apito salvador no final do jogo...
Na primeira parte os únicos lances perigosos dos Corruptos, foram 2 livres inexistentes, ainda ficou um penalty por marcar contra os Corruptos. O João Pedro acaba por tropeçar nos seus próprios pés, mas antes o Álvaro Pereira tocou-lhe no pé direito, provocando a queda...
A bola bate na Mão do Jonatham, mas é completamente involuntária, ele tenta jogar a bola com o joelho, falha, e a bola vai-lhe à Mão.
Assim o resultado 'real' poderia ter sido 1-0 para a Naval...!!!

Tabela Anti-NeoBlanc:
Benfica........ 0 (-3) 3
Braga.......... 3 (0) 3
Corruptos.... 3 (+3) 0
Sporting.......0 (0) 0

Anexos:
Benfica
1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos

Braga
1ª-Portimonense, Nada a assinalar

Corruptos
1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos

Sporting
1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar

6 comentários:

  1. Abidos

    Ha muitos anos que nao vivo estados de alma, assim do genero do 8 ou 80. Aprendi tambem ha muitos anos um ditado roma que diz:

    "In medius est virtus". Nao foi facil para mim domar este feitio de Transmontano a quem o sangue ferve nas veias. Mas tanto repeti o tal ditado, " No meio esta a virtude que hoje reajo mais friamente e procuro acima de tudo a sensatez sem no entanto nunca deixar de ir a luta quando sou desafiado.

    Nesta conformidade so ontem fiz um comentario sobre o jogo e foi aquele a que respondeste, que li com atençao e que decidi responder embora nao me tenha sido possivel mas ai vai.

    O entroito do teu post, de hoje, deixa transparecer de novo uma certa amargura, reconheces que as coisas nao estao bem mas nao deixas de censurarar aqueles que criticam a direcçao, o treinador ou os jogadores.

    Neste triunvirato ha um elo que eu nunca criticarei, que sao os jogadores e embora possa nao gostar de alguns a culpa sera sempre de quem os contratou ou quem o poe a jogar e o Benfica tem alguns jogadores que nem eu, nem tu, nem a maioria dos Benfiquitas sabe porque e que la estao.

    E a culpa e de quem, do Rui Costa nao sera, embora devesse ser, e de quem tu nem falas, porque concordaras que essa responsabilidade devia ser dele.

    La va vou eu para mais um testamento que nao quero, porque para nao ser maçador em facr do teu post penseio so deixar-te uma pergunta.

    Entao de quem e a culpa. A boa maneira portuguesa morre solteira.
    Ontem disseste que nao podemos criticar o Polvo senao pagamos multas.

    Conclusao, estamos encostados a parede e so nos resta abdicar?

    Abidos, ai e que nao, se o diagnostico esta feito e tu dizes que a culpa e das trapaças que o polvo urde todos os dias ai eu respondo-te

    Pela verdade e pela justiça, ate a morte

    Se o Bnefica representa, tanto nominalmente como economicamente mais de metade da populaçao residente, e ja nao falo do resto do mundo, nao tetemos aqui um argumento fortissimo para fazer valer a nossa razao.

    Haja coragem, inteligencia e estrategia e tudo se tornara facil e e isso que se pede a LFV e que ele nao tem tido , porque ele sera sempre o responsavel por tudo o que aonteça no clube. E assim em qualquer organisaçao.

    A culpa maior sera sempre dele, pois vemo-lo resguardado deste combate que ninguem sabe porque nao o enfrenta, ou sabemos?

    ResponderEliminar
  2. Transmontano, a culpa não morre solteira na minha prespectiva está muito bem identificada: O Polvo, O Polvo, e o Polvo!!!
    Quando avaliamos o trabalho da Direcção não podemos esquecer os enormes condicionalismos provocados pelo 'Ambiente de Trabalho'!!!
    Nós vivemos num suposto Estado de Direito, onde a Justiça não existe, e não estou a falar somente do Futebol, é um mal generalizado. Nem vale a pena recordar os casos com arguidos(ou supostos arguidos) famosos (politicos, e afins), por exemplo o Brazuca que 'sobreviveu' ao Roubo/Sequestro do BES, após 2 anos e meio, está cá fora!!! Como é que nós podemos exigir Justiça no Futebol Português, quando ela não existe em lado nenhum, neste País?!!!

    Em circunstâncias normais a Direcção do Benfica deveria procurar apoios noutros Clubes, mas existirá algum Clube com coragem para publicamente aliar-se ao Benfica?!!!
    Por exemplo o Vitória de Guimarães, enquanto o Macedo sentava-se nos Camarotes ao lado do Padrinho, conseguiu ir à pré-eliminatória da Champions, o Cajuda parecia que era a reencarnação do Afonso Henrriques, depois do Macedo ter sido obrigado pelos sócios a juntar-se ao Benfica na queixa à UEFA para castigar os Corruptos, perderam todo o apoio, o Cajuda foi plantar ameixas para as Arábias, passando o Braga (principal rival do Vitória) a ser o 'protegido'!!! Queres apostar se o Vitória não tivesse ido para a UEFA com o Benfica, seria o Vitória que estava neste momento estava a jogar com o Sevilha para seguir na Champions?!!!
    Esta 'lição' ao Vitória não foi somente uma vingançazinha, serve essencialmente para dar o 'recado' a todos os outros clubes para não repetirem a 'graça'!!!
    O Rio Ave e o Paços parecem-me dirigidos por pessoas 'não alinhadas', mas se algum dia um destes clubes tornar pública uma relação previligiada com o Benfica, vão imediatamente parar à segunda divisão...!!!
    Neste cenário poderá fazer-se alguma coisa, ao nível institucional?!!!
    Não acredito, porque mesmo aqueles que não gostam do Papa, têm MEDO, tentar enfrentar o Polvo nos 'bastidores' é impraticável.
    O facto do Benfica ser o maior Clube Português, vale muito pouco, ou quase nada, com estas 'condições'...

    (continua)

    ResponderEliminar
  3. Noutro 'plano': como adeptos nós temos a obrigação de identificar todos os erros de arbitragem que nos prejudicam, e aqueles que os nossos inimigos beneficiam, e por isso mantenho esta 'Coluna', agora a Direcção decidiu a época passada não falar de arbitragens, e por acaso fomos Campeões, e mesmo prejudicados em muitas ocasiões, mesmo sem comunicados inflamados contra os BOIS 'COLORIDOS', vencemos!!!
    Em vez de estarmos à espera que a Direcção decida, e faça tudo, existem situações que deveremos tomar a iniciativa, as criticas ferozes aos Ladrões é algo que 'nós' adeptos podemos fazer com bastante eficácia, só tenho pena que os Paineleiros Benfiquistas sejam uns 'anjinhos'...!!!

    Isto revolta qualquer um, é óbvio, é natural alguma amargura, até algum conformismo. Agora não confundir com derrotismo, o Benfica não pode ficar à espera que os 'outros' ganhem 'tomates' (Lagartos por exemplo), temos que contar somente com os 'nossos', por isso a aposta tem que ser forte desportivamente, a época passada foi o melhor exemplo daquilo que deve ser o Benfica no futuro próximo, ARRASADOR dentro do campo. Só uma equipa perto da perfeição pode ganhar com este Polvo Activo, e é neste ponto que eu tenho uma opinião muito propria:
    Até pode ser um defeito meu, mas como eu não me esqueço de todos os condicionalismos que alteram radicalmente os resultados dos jogos, como aconteceu nesta primeira jornada, eu não posso condenar sumariamente a Direcção do Benfica, sempre que a equipa não consiga atingir os objectivos declarados. Outros podem achar que este 'baixar' do nível de exigência, não é compatível com o Benfica, em condições 'normais' eu também concordava, mas nós não vivemos em condições 'normais'...


    No final, a variável mais importante será a manutenção da nossa Militância, a capacidade de transmitir às gerações futuras o nosso 'sentir' pelo Benfica será fundamental, porque se o Polvo não for 'apanhado' pela Justiça, vai cair de 'podre', é quase uma certeza matemática. Isto implica 'engolir muitos sapos', durante muito tempo, até quando não sei, mas a esperança neste caso é vermelha...!!!

    ResponderEliminar
  4. Abidos

    Agradeço o teu comentario mas e mais do mesmo e ja o escrevi em varios lados que nao e andarmos aqui nos blogues, a chorar  baba e ranho, a que tu chamas, estar atento, denunciar, mas que facil concluiras que eles ate se riem.

    Ainda se todos os blogues actuassem em unissono e entupissem com mails certas instituiçoes mas tui ves que istonao passa de mostas de umbigo.

    Eu sinceramente que ate cheguei a estas coisas ha pouco tempo acho que ando a perder tempo  pois começo nunca foi me jeito vitimisar-me.

    Quando ha problemas a resolver vou ha luta, que e o que tenho procurado fazer com algumas ideias mas que se calhar sou ousadas demais e tambem dao trabalho e e preciso ir para a cabeça do touro e ai pia mais fino pois nao ha muitos disponiveis.

    Amigo, eu ja andei nestas lutas e alguns resultados houve e tenho a certeza de que a continuarem hoje o Polvo ja nao tinha cabeça.

    Sei que te vai custar a aceitar  o que vou dizer mas nao e com esta direcçao que tu tanto apoias que este polvo perdera sequer uma perna para quanto mais a cabeça.

    Um dia dar-me-as um abraço a confirmar isto mesmo.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  5. Muito boa iniciativa. Serei um seguidor desta rúbrica!
    Obrigado pela honra que me concedeste de ser o 1º blog que segues!!!
    Desafiei-te na resposta ao comentário para riares um avatar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Manuel, já lá está o Avatar, tem tudo a ver com o meu nick, são as torres do 'meu' Castelo altaneiro...!!!

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!