Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Mania das Grandezas dá nisto !!!

Não se pense que esta é uma opinião minoritária, bem pelo contrário. Neste texto fica mais uma vez demonstrado o profundo TRAUMA que esta gente sofre, e sempre sofrerá:

Como a Sagres ajudou o Benfica a ser campeão” por Carlos Barbosa da Cruz

1. O multipresente CEO da Sociedade Central de Cervejas (SCC) tem-se desdobrado em declarações públicas, verberando o afastamento que, no ano de 2009, o Sporting Clube de Portugal (SCP) tomou a iniciativa de promover e protestando a sua disponibilidade para reatar as antigas relações comerciais.

2. Relativamente a esta matéria, importará esclarecer um par de coisas, sobre as quais tem recaído conveniente mistificação; a primeira é que o SCP, em Abril de 2009, não rejeitou a SCC como “sponsor”, por mero capricho, outrossim porque entendeu – por unanimidade do Conselho Directivo de então – ter sido desconsiderado enquanto parceiro e instituição.

3. Os factos são simples de relatar: em Novembro de 2008, a SCC dava conta ao SCP da sua dificuldade em encaixar dentro do seu orçamento de 2009, o aumento no montante do patrocínio (andebol, futsal e estádio) negociado com o clube. Em 31 de Dezembro desse ano, com pública pompa e circunstância, a mesma SCC que alegadamente não tinha dinheiro para pagar ao SCP, celebrou um acordo com o rival Sport Lisboa e Benfica (SLB) por um prazo dilatado e cobrindo acrescidamente o patrocínio das costas da camisola da equipa de futebol profissional, entretanto desertado pelo BES, ou seja e por outras palavras, um contrato mais abrangente e logo mais substancial.

4. Fique claro que a SCC nunca manifestou posteriormente ao SCP disponibilidade para celebrar um contrato de idêntica natureza e extensão ao celebrado com o SLB, nomeadamente o patrocínio das costas das camisolas, o que provocou a compreensível ruptura da parceria existente.

5. Tudo isto poderia ser levado à conta das tormentosas vicissitudes da mundivivência do futebol português, não fora o facto de os reflexos desta situação se terem projectado significativamente da vertente económica para a vertente desportiva.

6. Aqui também os factos são claros; ao abrir-se a porta para um contrato de sponsorização a longo prazo, fica propiciada a alavancagem financeira sobre as receitas futuras do mesmo, permitindo, se for o caso, encaixe antecipado das mesmas e obviamente os argumentos desportivos daí decorrentes.

7. Não interessa para o caso se e quando essa alavancagem foi feita, mas uma coisa é certa: por via da actuação de um agente na área da sponsorização, as condições de concorrência entre o SCP e o SLB que até então vigoravam, foram abruptamente alteradas, em desfavor daquele.

8. Dir-se-á, perante o exposto, caberia ao SCP “fazer pela vida” e procurar um sponsor que substituísse a SCC, que ostensivamente o tinha preterido; isso é verdade e foi feito, mas, nos tempos que correm, não só é difícil encontrar quem queira investir no futebol, como e sobretudo, com essa amplitude temporal.

9. Tanto quanto sei o contencioso entre a SCC e o SCP está hoje ultrapassado e com certeza o SCP tê-lo-á feito pelas melhores razões.

10. Outra coisa é porém o juízo que deve ser feito pelos sportinguistas, de como a Sagres ajudou o SLB a ser campeão na época 2009/2010.

Carlos Barbosa da Cruz é ex-dirigente do Sporting

Público
"

in Sporting Apoio

3 comentários:

  1. Os tipos do SCP (vulgo Zbording) têm esse roblema grave de procurarem arranjar desculpas parvas para esconder a sua falta de sucesso dentro dos campos. A verdade é que este clube que nos últimos 28 anos ganhou 2 campeonatos e que ainda se apelida de clube grande, sofre de um sério complexo de inferioridade. 
    Neste artigo o homem acha que a dimensão do Benfica é a mesma que a do Zbording e que por isso, deveriam receber as mesmas receitas que o Benfica. Esquece-se de avaliar a dimensão do clube, a projecção na Europa e no mundo, o número de sócios pagantes, o número de assistências do seu estádio, as audiências que proporciona, os activos que têm, etc.

    No fundo agradeço ao Zbording pois semana após semana surgem novos apontamento de humor produzidos por individuos dessa espécie.

    ResponderEliminar
  2. Mas esta gentalha, mesmo aceitando a sua ''verdade'', ainda não se convenceu das diferenças abismais entre um BENFICA e um simples lacaio do pedantismo e do oportunismo?

    A lagartada sempre foi assim, sempre suspiraram e pensaram ter um Aston Martin tendo apenas um volante de um fiat 500.

    Deixai-os ladrar...perdão...rastejar...perdão...sonhar à vontade.

    ResponderEliminar
  3. Então mas agora as empresas não podem escolher quem patrocinam??? Se a sagres escolheu patrocinar o benfica, quem a pode criticar? Que moral é essa? Então agora se o sporting ganhar é por causa da super bock? Esses gajos estão com a cabeça toda lixada, e pior, só vêm vermelho. Preferem ver o benfica perder que ver o sporting ganhar.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!