Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O atletismo do FC Porto

"O FC Porto resolveu suspender a sua secção de atletismo, dispensando a sua quase centena de atletas, devido à nova regulamentação que limita a participação de (alguns) atletas estrangeiros nos campeonatos nacionais de clubes. Vejamos:

1.º) O FC Porto ganhou os Nacionais de pista coberta e ar livre, interrompendo longas séries de triunfos do Sporting. No entanto, no campeonato de ar livre, por exemplo, utilizou oito atletas estrangeiras em 13 das 19 provas individuais. Atletas que, com uma excepção, se deslocaram naquele fim-de-semana unicamente para participar no campeonato (no atletismo, ao contrário da generalidades das modalidades, a competição realiza-se em apenas duas jornadas, sábado e domingo).

2.º) Pagar um fim-de-semana de provas a atletas estrangeiros sai muitíssimo mais barato que pagar mensalmente um subsídio a atletas nacionais.

3.º) Há muito se sabia da intenção da Federação em modificar o regulamento, de forma a evitar estas situações (Record deu conta disso) e a Assembleia Geral federativa decorreu em 24 de Julho, quase dois meses antes do início do período de transferências.

4.º) Os atletas estrangeiros (no máximo de dois por equipa), quaisquer que eles sejam, desde que residam em Portugal há pelo menos dois anos, continuam a poder participar nos campeonatos de clubes.

5.º) A Federação limitou-se (e bem) a defender os atletas portugueses e a verdade da competição. É verdade que o Sporting tem um orçamento no atletismo ao qual os outros não podem (não querem) chegar. Tal como o FC Porto (ao longo dos anos) e agora também o Benfica têm um orçamento no futebol inatingível pelo Sporting e por todos os outros. E ninguém deixa de competir por isso…

6.º) É pena que o FC Porto deixe o atletismo. Tinha uma promissora equipa júnior masculina, campeã nacional em 2009 e vice-campeã em 2010, em compita com o Benfica. E o orçamento do Sporting, que este ano já baixou, irá baixar ainda mais nos próximos…"
Arons de Carvalho, in Record
Existem algumas Federações desportivas em Portugal que se demitem das suas responsabilidades públicas: A defesa do interesse público, e a defesa da verdade desportiva. Felizmente existem excepções. É perfeitamente natural que o Clube mais Corrupto de Portugal não se identifique com os princípios básicos da convivência desportiva, a suspensão da secção de Atletismo do FC Porto é por isso, perfeitamente natural...
Para os mais distraídos não é o Benfica, o principal beneficiado desta decisão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!