Últimas indefectivações

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Foi há 10 anos!

"Completa-se-ão na 4ª.-feira dez anos sobre um dos momentos mais importantes da história do Benfica: a vitória de Manuel Vilarinho sobre Vale e Azevedo nas urnas. Eleito presidente três anos antes por margem mínima (51,5% dos votos, contra 46,9% de Luís Tadeu e 1,6% de Abílio Rodrigues) - e não, como muita gente continua convencida, por números esmagadores -, Vale e Azevedo viria a revelar-se uma tragédia para o Benfica, que passou pelas maiores humilhações da sua história. Ainda hoje estou convencido que, se o antigo presidente tem voltado a ganhar as eleições, a SAD do futebol teria sido vendida ao desbarato (com a receita a ir para algum 'paraíso fiscal') e aos Benfiquistas não teria restado outra alternativa que não fundar um novo Benfica, o qual, logo que possível, iria absorver o que restasse do anterior, recuperando a história.
Infelizmente, e a par de muitos Benfiquistas enganados, que apoiaram o antigo presidente, houve alguns outros, conscientes da situação, que o seguiram até ao fim (ou quase...) e tiveram bastantes culpas no cartório. Mas isso são águas passadas...
A 27 de Outubro de 2000, Manuel Vilarinho, que teve a coragem de dar a cara num momento complicado, ganhou umas históricas eleições, com mais de 60 por cento dos votos (62,2 contra 37,8%). O Benfica estava (quase) salvo. As direcções de Vilarinho e, depois, de Luís Filipe Vieira, fizeram o resto, até ao Clube que temos hoje.
A campanha de Manuel Vilarinho foi inesquecível. E a mobilização conseguida foi determinante. Os apoiantes do antigo presidente (a começar por ele próprio) estavam certos da vitória, para mais com o apoio descarado de alguns órgãos de comunicação social (SIC e 'Record', nomeadamente) e de vários golpes baixos, o último dos quais, na antevéspera da eleição, até meteu uns falsos directores de uma multinacional (IBM) a garantirem grandes apoios ao Benfica!
Dez anos passaram. O Benfica foi reconstruído. O antigo presidente continua escandalosamente à solta, a passear-se por Inglaterra. A sua passagem pelo Benfica só teve uma virtude. Serviu como eficaz 'vacina' contra novas tentativas de tomar o Clube de assalto. Como se viu nas últimas eleições, há um ano...
PS: Volta e meia, o Benfica é acusado de ter tido um presidente que foi condenado e preso. É verdade, mas, tal como o elegemos, também com ele corremos, em eleições democráticas. Há outros que têm presidentes comprovadamente corruptos e os mantêm, anos após anos..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!