Últimas indefectivações

sábado, 6 de novembro de 2010

O novo mural

"1. Fui há dias surpreendido pela construção do mural com os nomes dos Sócios Fundadores da nossa 'Nova Catedral' e no passado domingo estive na sua inauguração. Claro que fiquei satisfeito por ver o meu nome nesse mural. Já havia esquecido essa promessa e não considero que nós, os 'fundadores', tenhamos feito algo de muito especial. Lembro-me de sentir, na altura, que o preço pago pelos 10 anos de 'aluguer' do meu lugar era algo elevado face aos padrões habituais. Mas senti que, tendo os meios para isso, era meu dever ajudar o Clube nessa altura. Era o mínimo que poderia fazer. Não assisti à histórica campanha dos anos 1953-1954, aquando da construção do antigo Estádio, mas lembro-me perfeitamente de ouvir falar dela e, mais tarde, de ler o relato dos sacrifícios que fizeram milhares de benfiquistas anónimos, de todas as condições sociais, dando objectos para leiloar 'engordando' o mealheiro gigante colocado na Feira Popular, pagando as simbólicas enxadadas que marcaram o início da obra, aderindo aos múltiplos sorteios realizados. Os tempos, agora são outros e obra muito mais cara. Lembrei-me desses benfiquistas de 50 anos antes, ao comprar o meu Lugar Fundador. Senti que era um dever... para além de um motivo de satisfação. Claro que não estou arrependido. Só os jogos com o Sporting na penúltima jornada do campeonato de 2005 e com o Rio Ave na festiva jornada final do último título justificaram o 'investimento' feito em 2003. Fora todos os outros jogos, que se realizaram e se hão-de realizar. E as amizades que ganhei naquela zona da bancada, onde já todos nos cumprimentamos. A 'compra' daquela cadeira no Piso 0 da Bancada Meo, onde já tanto sofri mas também já muito festejei, foi, sem dúvida, um excelente investimento que fiz.
2. Independentemente de se concordar ou não com a decisão dos Orgãos Sociais do Clube de incentivar os sócios a não se deslocarem aos campos dos nossos adversários, não posso deixar de salientar a forma como muitos comentadores se referiram ao jogo no Algarve, afirmando que os benfiquistas não respeitaram a decisão. Claro que houve benfiquistas que, ou por não concordarem com o boicote ou por não aguentarem a ausência, foram ao jogo. Era impossível conseguir que ninguém fosse. Mas foi notório que o estádio tinha muitas e largas clareiras, bem pouco habituais quando o Benfica ali joga. Uma coisa é não se concordar com o boicote - e eu confesso não o compreender - outra é mistificar uma realidade."

Arons de Carvalho, in O Benfica


Tenho algo a acrescentar ao tema do Mural:
Durante os 106 anos da História do Benfica, em outras ocasiões, algumas vezes durante a construção dos 'nossos' Estádios, muitos Benfiquistas contribuíram, com dinheiro, em 'géneros', e muitos com o suor do seu próprio trabalho. Aliás nas velhinhas torres de iluminação do antigo Estádio da Luz, existiam azulejos com alguns desses nomes.
Acho justo que essas antigas referências fossem repostas. Não sei se nos arquivos do Clube, essa informação ainda existe, mas deixo a sugestão, que no futuro Museu, que está a ser preparado, que seja criada uma 'secção' dedicada aos Benfiquistas que ajudaram o Clube no passado, nem que seja um Mural ao adepto anónimo...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!