Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

50 anos do Pantera Negra, com a Águia ao peito


"Foi inaugurada esta sexta-feira a exposição que comemora os 50 anos da chegada de Eusébio da Silva Ferreira a Lisboa. Na sua intervenção, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, destacou o papel desempenhado pela glória “encarnada” no Clube.

“Permitam-me que comece esta intervenção por dizer de forma simples mas sentida que o futebol deve agradecer a Eusébio tudo o que ele fez por ele.

Esta exposição não serve apenas para assinalar uma data, por mais simbólica que ela seja, mas antes para através dela manifestarmos um sentimento de gratidão que nunca se apagará em relação a um dos maiores e intérpretes do futebol de todos os tempos.

O Sport Lisboa e Benfica sempre foi um clube com memória, um Clube que valoriza os seus, que reconhece aqueles que contribuíram para construir e engrandecer a nossa história. E a vossa presença aqui hoje é o melhor testemunho do que acabo de dizer.

Estamos aqui para celebrar Eusébio da Silva Ferreira, porque mais do que uma data, o que verdadeiramente celebramos é o talento, o exemplo e o carácter de um homem que marcou o futebol português na segunda metade do século XX. E tendo marcado o futebol português, tornou-se, reconhecidamente, numa referência do futebol mundial.

A ele o Benfica deve-lhe a inspiração, o talento e a capacidade de sofrimento que sempre pôs em campo, mas mais do que do Benfica, Eusébio é uma referência do país, e o Benfica nunca tornou Eusébio refém do nosso Clube, porque o Benfica sabe que as suas referências se transformam em referências de Portugal.

A carreira de Eusébio é património de todos aqueles que amam o futebol. O Benfica foi o seu porto de abrigo e o Clube que o soube projectar a nível mundial, mas o Benfica teve em Eusébio um profissional incansável, alguém que sempre fez do Benfica muito mais do que o seu Clube, mas antes a sua casa e a sua família.

Devo dizer que é me indiferente que Eusébio tenha chegado a Lisboa a 15 ou a 17 de Dezembro de 1960 – um detalhe insignificante - o que verdadeiramente importa é que ele chegou, e com a vinda escreveu uma página brilhante da história do Benfica e do futebol português.

Quando falamos com ele, ontem como hoje, reconhecemos a sua abertura de espírito, a memória privilegiada, o talento também para contar histórias, a ironia e a ciência dos seus comentários, mas sempre o grande prazer e orgulho que teve em vestir esta camisola.

Neste dia de tão grande significado, na presença dos seus familiares, de antigos companheiros e de amigos, nesta casa que ele ajudou a construir quero, em nome do Sport Lisboa e Benfica, prestar-lhe uma sentida e pública homenagem e dizer-lhe o nosso muito obrigado pelo seu exemplo e por tudo o que nos deixou.

Esta exposição representa não apenas a nossa forma de o homenagear, mas também a nossa vontade de seguir o seu exemplo. Aqui poderemos visitar momentos e locais em que Eusébio deixou a sua marca, mas podemos visitar igualmente fragmentos da nossa história. E quando falo da nossa história, falo da história do Benfica e de Portugal.

O Sport Lisboa e Benfica tem uma dívida de gratidão enorme e a melhor maneira de a saldarmos é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições.

Permitam-me que entregue a Eusébio uma pequena lembrança que evoca a data da sua chegada ao Sport Lisboa e Benfica e o nosso muito obrigado por continuar a partilhar a sua vida com todos nós!”"


Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!