Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NeoBlanc 9

Tabela Anti-NeoBlanc:

Benfica......... 18 (-9)... 27
Corruptos..... 25 (+7)... 18
Braga............ 14 (+1)... 13
Sporting........ 15 (+3)... 12


Esta semana a Lixívia vai ter uma versão 'reduzida'!!! Assisti ao vivo ao Glorioso, e não tive 'pachorra' para ver mais nenhum jogo Tuga, além disso 'recusei' assistir a qualquer programa de debate (ou monologo) desportivo!!! É o que se pode apelidar de uma jornada Santa...!!!
Assim a minha opinião sobre os possíveis lances polémicos (nos jogos dos outros), está dependente (esta semana, ainda mais do que o habitual) dos curtos resumos que vi, e das analises jornaleiras...




Na Catedral tivemos um jogo atípico, primeiro foi um adversário a tentar 'ganhar' o jogo (sem 'autocarros'), e depois um árbitro que não prejudicou o Benfica, e para mal dos seus pecados, acabou por ser 'enganado', acabando involuntariamente por 'ajudar' o Benfica (uma novidade total esta época)...
O jogo estava a correr bem, para este jovem árbitro Bruno Esteves, estava a ter um critério largo disciplinarmente é verdade, mas os fiscais-de-linha decidiram bem ao anular dois lances de 'golo' ao Benfica, os 'amarelados' (em risco para a deslocação à Faixa de Gaza) do Benfica nem sequer faziam faltas, o Benfica marcou cedo, o que tirou alguma 'pressão' ao jogo, resumindo um jogo de grau de dificuldade baixo...
Até que marcou penalty a favor do Benfica. Primeiro tenho que realçar este acto de coragem sem igual esta época, um destemido!!! Depois tenho que reconhecer, que na minha opinião não foi cometida falta. É um lance muito difícil, e o ângulo de visão não ajudou. O contacto no Coentrão existe, mas o defesa do Paços toca na bola praticamente em simultâneo (se calhar até antes). Recordo um penalty muito parecido marcado o ano passado contra o Benfica, em Vila da Conde, para a Taça da Liga, uma suposta falta do David Luís. Na altura a opinião foi praticamente unânime, neste tipo de lances onde o defesa pretende claramente jogar a bola, é decisivo se toca na bola, ou no atacante em primeiro lugar. Existem situações onde os defesas tocam na bola, e só depois nos adversários, e mesmo assim deverá ser assinalada falta, isso acontece quando a 'entrada' é descuidada, agressiva, tocando na bola quase por acaso, mas este não foi o caso.
Pois bem, a partir deste momento o árbitro ficou nervoso, se calhar a pensar no fim prematuro da sua carreira!!! E numa tentativa de compensar, começou a não marcar faltas evidentes contra o Paços, e principalmente a perdoar cartões atrás de cartões aos homens dos 'móveis'. O Bura, e o Filipe Anunciação foram os mais beneficiados por este repentino 'ataque' de remorsos!!! Começou também a dar a lei da vantagem, quando não devia, e foi numa dessas situações, onde já havia contestação no Estádio, após uma série de faltas não assinaladas, que o Baiano teve a infeliz ideia de entrar de 'carrinho' sobre o Coentrão!!! Mais uma vez o Esteves teve 'azar'!!! O Coentrão antecipou o contacto, e saltou por cima!!! Depois de perdoar amarelos a vários jogadores vestidos de amarelo (incluindo dois ao Bura), acabou por expulsar injustamente, com duplo amarelo o Baiano (o primeiro foi um amarelo, alaranjado...)...
Para que não fiquem dúvidas, nenhum cartão foi perdoado, aos 3 jogadores do Benfica (o Carlos ficou a 'descansar'), que assim continuam em risco de exclusão...
Concluindo, desta vez tivemos duas decisões favoráveis, já estávamos a ganhar por 1-0, o Paços criava perigo em remates de longe, mas o Roberto parecia intransponível. Especulando, utilizando o mesmo critério que tenho usado para os 'outros', vou classificar este jogo como um 'Beneficio' para o Benfica, mas sem influência no resultado.
Adenda: Só hoje visionei o Trio d'Ataque, cada vez mais um programa completamente 'alucionado'!!!
-Admito que possa discutir se o Maxi fez penalty sobre o Pizzi, mas de facto não houve falta. Só o Givanildo em Portugal, 'cava' penalty's deste tipo!!!
-Delirante a discussão sobre uma suposta Mão do Javi, quando as imagens PROVAM, sem margens para dúvidas, que a bola bate-lhe na barriga!!!


Os Corruptos B, voltaram a não ganhar em Vila do Conde, desta vez até perderam!!! O lance decisivo, foi o penalty, e a respectiva expulsão do Moisés. É uma situação ingrata, quando o avançado ganha a frente do lance, a única coisa que o defesa pode fazer é deixar-lo ir, porque se o defesa estiver 'colado' ao avançado (como era o caso), basta o movimento normal das pernas do atacante, para provocar o contacto, e a consequente queda. Como foi dentro da área, foi penalty, e como estava isolado é vermelho. Boa decisão...



Em Coimbra, parece que se jogou pouco à bola, durante o jogo os Corruptos fartaram-se de queixar, mas como ganharam no fim do jogo, calaram-se...!!!
-Givanildo pede penalty, após um contacto com Hélder Cabral, não me parece falta, aliás o super-herói escorrega, e esteve perto de torcer o joelho!!! Boa decisão!!!
-Givanildo empurra nas costas o Hélder Cabral, o Falcao ainda remata, mas o jogo já estava parado. Boa decisão!!!
-A bola bate no braço de Maicon, não me pareceu intencional. Boa decisão!!!
-Penalty marcado contra o Académica, assinalado pelo fiscal-de-linha. Primeiro tenho que dizer, que este árbitro auxiliar vai 'longe'!!! Depois tenho que recordar o jogo da Luz, onde por duas vezes os jogadores da Académica fizeram a mesma coisa, e nada foi marcado!!! Depois tenho que dar o beneficio da dúvida ao árbitro (devo estar bêbado!!!). Não é um cruzamento à 'queima', o Hélder Cabral tinha tempo de desviar o braço, parece-me que ele ficou com dúvidas se poderia (ou não) jogar a bola com a barriga, ou com a coxa, e quando vê que não 'chega lá', já foi tarde!!! Mas a Maça Podre acabou por ajudar o Duarte Gomes, e falhou o penalty. Assim com um campo muito difícil para o árbitro, com muitas decisões difíceis, quase todas bem decididas, num jogo onde os Corruptos são uma das equipas em campo, sou 'obrigado' a dar um 'desconto', e afirmar que esta também foi uma: Boa decisão!!!
Li que o Moutinho jogou a bola com a Mão, já com um amarelo, mas não consegui confirmar se merecia um segundo amarelo e a respectiva expulsão.
Se calhar pelo facto do adversário ser o 'Jorge Costa', ou a 'amiga' Académica, a verdade é que o Duarte Gomes esteve bem, e então se compararmos com outros jogos, podemos mesmo dizer: Muitíssimo Bem!!!


Para minha surpresa o reencontro do Sporting com o Sá Pinto não acabou ao murro!!! A ausência do Liedson ajudou (se calhar foi premeditada!!!). O Leiria desta vez tentou ganhar o jogo (ao contrário da semana passada), é verdade que os 'buracos' gigantescos na defesa não ajudaram, mas se calhar foi mesmo incompetência!!! Ou então a culpa é do Sá Pinto, porque desde que o 'homem' lá chegou, é só sofrer golos...!!!
Houve um fora-de-jogo mal tirado ao Carlão, e ficou um penalty por marcar a favor do Sporting!!! Pelo menos foi o que me disseram...!!!

Anexos:


Benfica


1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
6ª-Marítimo, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
7ª-Braga. Nada a assinalar
8ª-Portimonense, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Paços Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado


Corruptos

1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
7ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Académica, Nada a assinalar



Braga

1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
6ª-Naval, Nada a assinalar
7ª-Benfica, Nada a assinalar
8ª-Olhanense, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave, Nada a assinalar



Sporting

1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar
6ª-Nacional, Nada a assinalar
7ª-Beira-mar, Nada a assinalar
8ª-Rio Ave, Nada a assinalar
9ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado

Hábito



Apesar da veterania de muitos dos nossos jogadores, apesar de todos os recentes títulos conquistados, esta equipa continua a ter uma tremenda 'fome' pelas vitórias (caracteristica principal dos grandes Campeões). E por isso é que muitas vezes mesmo sem deslumbrar, mesmo quando é a 'feijões' (hoje não era o caso), o Benfica ganha. O 'mau perder' é determinante naqueles pormenores que nos momentos decisivos dos jogos, fazem a diferença, e desta vez a 9ª Supertaça de Basket da nossa história já cá canta...!!!

Voltámos a ter jogadores lesionados, desta vez foi o Henry, durante a semana outros treinaram condicionados, é importante 'virar as costas' a esta 'onda'. Realce para o regresso do Diogo Carreira, após um problema de saúde potencialmente grave.



Aimar, ir e voltar

"O Benfica espetáculo da época passada já lá vai. Depois da corrida de obstáculos no início da Liga, o SLB 2010/2011 pode levar cinco vitórias consecutivas, mas a Vitória já voou mais alto. Jorge Jesus passou de Mister-Maravilha a um vencedor pragmático, que nos impôs uma dieta de golos racional e que nos deixa muito espaço na barriga depois de marcarmos apenas um ou dois.

O Paços de Ferreira não é pera doce. Aliás, já deu a provar o seu amargar a vários e honrados clubes desde agosto. E foi com o mesmo espírito de combate que se apresentou na Luz, numa noite de temporal e de muita magia argentina. Há jogos que não têm história. E temo que o Benfica, 2 - Paços de Ferreira, 0 fosse mais um, não tivesse Pablito Aimar construído um golo do início ao fim, aos 14’ da primeira metade, e deixado de cara à banda os pacenses e os colegas de equipa. Já aqui escrevi muitas vezes que Aimar joga que é uma beleza, mas em raras ocasiões faz bonito para lá dos 45’. As pernas costumam faltar-lhe. Pois na sexta-feira nada lhe faltou, desbloqueou um jogo que poucas vezes passou de morno e deixou-nos esquecer César Peixoto; que Gaitán não sabe tomar posição defensiva no terreno após um ataque; que o David Luiz está como este outro Benfica de JJ: pragmático mas sem a magia na ponta dos caracóis; e que Coentrão está em desperdício, sem conquistar rotinas de jogo, a oscilar entre a defesa e o extremo do corredor esquerdo. No Dragão, não há espaço para defesas de aprendiz. Tal como contra o Braga, Fabito tem de regressar à defesa.

E para a semana, temos greve de árbitros. Se viesse um espanhol arbitrar o FCP-Glorioso talvez não fosse má ideia, pois as probabilidades de a Associação de Futebol do Porto o homenagear nos próximos dias são escassas. Mas nunca se sabe."

Marta Rebelo, in Record

Toma lá, dá cá!

"Primeiro foi o “The Sunday Times”. À falta de um escândalo “de encher o olho” e fazer disparar as tiragens, de forma a disfarçar a grave crise que mexe – e de que maneira! – com o bolso de todos nós, o conhecido jornal britânico aproveitou o “brinde” que dois ingénuos membros da FIFA lhe serviram em bandeja de prata. Logo a seguir, foi o “Daily Telegraph” a apontar as suas baterias à candidatura dos dois “compadres” ibéricos com vista ao Mundial de 2018, e ao Qatar, pretendente a anfitrião, em 2022.

Com Adamu e Teimarii já a contas com a Comissão de Ética, foi a vez de entrar em ação um ex-secretário-geral da FIFA e ex-delfim de Blatter que – recorde-se – saiu de cena sem nunca se saber como nem porquê. O que se sabe é que, ao contrário do que sucedeu com o primeiro míssil, no segundo não se falou em dinheiro mas apenas numa “inocente” permuta de votos, enquadrada no chamado “tráfico de influências”. O Qatar votaria na candidatura ibérica e esta retribuiria com os seus votos para o Mundial de 2022. O que me fez recordar os velhos tempos em que o país parava para assistir ao Festival Eurovisão da Canção.

Devo lembrar que naquele que foi o mais popular de todos os certames do género, vigorava um “sistema” muito peculiar, para atribuição de votos. Digamos que havia uma espécie de “acordo de cavalheiros” que tinha a ver – ao que se dizia – com interesses artísticos, comerciais e… políticos que os júris nacionais praticavam sem necessidade de qualquer compromisso escrito. A verdade é que, no final, não faltavam queixas e acusações, mais ou menos do género: “Malandros! Demos-lhes nós 12 pontos por uma canção que não vale um caracol e os gajos, em troca, não nos deram nem um pontinho para amostra!”

É, por isso, injusto afirmar-se que a corrupção é um fenómeno dos nossos dias mas, antes, uma prática que vem de longe. Que pode ter mudado os seus contornos, tornando-se mais moderna – mais criativa. Que terá deixado de se chamar “permuta” ou “tráfico de influências” para passar a ser igual à “lei das compensações” – que alguns árbitros de futebol utilizam para justificar a escandalosa marcação, a favor de uma das equipas, de um penálti que nunca existiu, pouco depois de essa mesma equipa ter sofrido um golo, obtido com a… mão!

Pelo rumo que as coisas estão a tomar, não me surpreenderia que os “sábios” da política nacional introduzissem na nossa Constituição uma nova regra – o “toma lá, dá cá” – para permitir às oposições apresentar ao Governo propostas concebidas mais ou menos nestes termos: “Nós, que nos orgulhamos de ser políticos responsáveis, comprometemo-nos a aprovar a nomeação de novos 20 assessores ministeriais, desde que o Governo aceite comprar 1 porta-aviões, 9 contratorpedeiros e 10 fragatas, num total de 20 unidades, a juntar aos 2 submarinos que nós adquirimos quando estivemos no Poder!

Voltando ao futebol, eu pergunto: como irá o patrão da FIFA resolver a trapalhada das candidaturas? O povo diz que “quem anda à chuva, molha-se” mas, mesmo não sendo o… “Chico Fininho”, Blatter é homem para passar incólume pelos intervalos da chuva!"

Artur Agostinho, in Record

No vermelho da diferença

"Vítor Baía queixou-se. Queixou-se do FC Porto, queixou-se do seu clube. Queixou-se da falta de apoio aos antigos jogadores, ao longo dos anos, na colectividade nortenha. Queixou-se na primeira pessoa do singular, mas poderia ter-se queixado na primeira pessoa do plural.
O antigo guarda-redes portista sabe do que fala. O FC Porto, clube autocrático, vive há mais de um quarto de século na órbita de uma só pessoa. Por isso é que, para o líder todo-poderoso, se tornou insuportável falar no FC Porto de Pedroto, no FC Porto de Gomes, no FC Porto de Oliveira, no FC Porto de Mourinho, no FC Porto-de-outros-mais.
Se Baía falou, outros gostariam de ter falado. Só agora? Desde há muito, desde há cerca de 25 anos. E por que não falam? Por cobardia, por medo, por pavor. Como é possível? Receiam represálias, vinganças ou outras atrocidades. Não foi o bi-Bota de Ouro Fernando Gomes proscrito mais de uma década da casa azul, insultado por uma senhora chamada Carolina Salgado, na altura primeira dama do Dragão, em pleno reduto portista?
No Benfica, cultiva-se a diferença. Ainda em Maio último, sem quaisquer pruridos em dividir os louros da euforia, Luís Filipe Vieira convidou TODOS os ex-campeões do Benfica para assistirem no Camarote Presidencial à conquista do título. Inclusive, jogadores que trocaram o Benfica por outros clubes, inclusive jogadores que publicamente divergiram da actual Direcção, inclusive jogadores que na actualidade defendem outros emblemas. Benfica e FC Porto. Ou a diferença entre o respeito e uma história colectiva e o culto exasperado a uma só figura..."

João Malheiro, in O Benfica

Objectivamente (Bin Laden)

"Voltou o 'Bin Laden' ao futebol português! Depois de pouco mais de dois anos, o célebre terrorista volta à boca de Pinto da Costa para servir de exemplo a grande reprimenda do chefe da Banda - como diziam os outros nas escutas - aos que ousaram criticar a escolha de Villas Boas para treinador-substituto de Jesualdo Ferreira.
É interessantíssimom no entanto, a forma como alguns conhecidos portistas tentaram colocar essas críticas para o lado de fora do FêCêPê, como se o chefe da Banda não soubesse bem como domesticar os insurrectos que ousam colocar a cabeça de fora.
Que o digam Vitor Baía, que ainda a semana passada foi 'obrigado' a fazer um comunicado-desmentido depois de um descuidado 'lapsus-linguae' numa escola preparatória, elogiando o Benfica e o Sporting, ou Fernando Gomes o 'Bota de Ouro', obrigado a fazer a travessia no deserto durante vários anos e muitos outros como Lima Pereira, Frasco, Romeu, e especialmente Pedroto que nunca teve lugar de destaque no reinado ditatorial de Pinto da Costa!
Aliás, é curiosa a revolta de Sousa Tavares que sta semana no jornal 'A Bola' confirma a minha teoria de que este apelo ao silêncio dos 'Bin Ladens' deste apís se encontram todos no círculo FêCêPê e não como queremos mais fiéis distorcer dizendo que o recado do Chefe deles era para fora. Não foi nada. É bem lá dentro.
Afinal estamos a voltar aos velhos tempos do domínio absoluto do 'sistema' que começa por calar os 'l´s de dentro' e alicia os 'cá de fora' a ponto de vermos neste início de época uma réplica bem urdida dos tempos gloriosos dos anos 80/90!"

João Diogo, in O Benfica