Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de março de 2011

Enguiço quebrado

"O Benfica fez história na deslocação a Estugarda, ao vencer pela primeira vez em território alemão e ao fazê-lo de forma inequívoca e brilhante, sem esquemas tacticistas ou mero calculismo em relação ao resultado. De resto, o que, como benfiquista, mais me fascina na actual fase da equipa é justamente a capacidade de entrega plena que tem demonstrado, revelando uma energia, uma vitalidade e uma vontade de vencer e de convencer absolutamente assinaláveis.
É num Benfica assim que vale a pena acreditar e pelo qual vale a pena torcer, porque sintetiza tudo aquilo que nos faz ter o coração sintonizado com esta forma de sentir e de viver o futebol. Neste grande espectáculo de emoções, a alegria e a vontade, individual e colectiva, são determinantes e mobilizadoras.
Em Estugarda voltámos a ver um Benfica veloz, criativo, coeso, determinado e com indiscutível capacidade de concretização. Voltámos a ver, como tem acontecido há quase dezena e meia de jogos, um verdadeiro Benfica 'à Benfica'.
Ao alcançar o resultado conhecido e ao vencer a eliminatória, o Benfica encheu de alegria, não só os adeptos que o acompanharam na deslocação, mas também um número apreciável de portugueses radicados na Alemanha. Como nenhuma outra equipa, Benfica tem uma implantação junto das comunidades portuguesas que é invulgar e até comovente.
Em Estugarda quebrou-se o enguiço e ficou demonstrado que os relvados alemães não estão vedados aos triunfos benfiquistas.
Mas existe uma razão adicional para que eu me sinta feliz com este resultado. Numa época em que a Alemanha impõe, no quadro da União Europeia, as suas regras e interesses, subalternizando de forma ostensiva parceiros em crise como a Grécia, a Irlanda ou Portugal, dá gosto ver que dois golos sem resposta também ajudam a estabelecer outros equilíbrios europeus. É certo que o Futebol não resolve as crises, mas ajuda a dar força anímica a quem precisa de as superar. Belo Benfica europeu!"
José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!