Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de maio de 2011

A Europa que se segue

"No meio de tão grandes desilusões, ninguém valorizará muito o facto de o Benfica se ter qualificado para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Dir-se-á que era quase uma obrigação, e, em parte, é verdade. Mas também é verdade que só em cinco das últimas treze épocas terminámos o Campeonato num dos dois primeiros lugares, e esta foi uma delas.

Independentemente de tudo isso, é altura de antecipar aquilo que nos espera na maior competição internacional de clubes, onde tantas vezes escrevemos história, e onde podemos, uma vez mais, marcar presença. É, de resto, esse, o primeiro objectivo de nova temporada.

O Benfica entrará na 3.ª pré-eliminatória, e vai ser cabeça-de-série. De acordo com o ranking de países, estarão igualmente nessa ronda os segundos classificados dos campeonatos da Ucrânia, Roménia, Holanda, Turquia, Grécia, Suíça, Bélgica e Dinamarca, bem como o terceiro colocado da Liga Russa. Ao todo, dez equipas, que serão hierarquizadas de acordo com o ranking particular de cada uma delas.

Olhando para as classificações dos campeonatos em causa, esse lote deverá integrar, além do Benfica, também Dínamo Kiev, Panathinaikos, Standard Liege, Twente, Rubin Kazan, Trabzonspor, Zurique, Timisoara e Odense. Com menor ranking, estes cinco últimos serão os não cabeças-de-série, logo, os nossos possíveis adversários. Bem pior é o que pode acontecer depois, no play-off final de acesso. Aí entram equipas dos chamados 'big-five', designadamente os quartos classificados de Inglaterra, Espanha e Itália, e os terceiros de Alemanha e França, ou seja, Arsenal, Villarreal, Udinese, Bayern e Lyon. No entanto, o Benfica entrará (esperemos) nessa fase também como cabeça-de-série, o que significa que, pelo menos, Arsenal, Bayern, Villarreal e Lyon não terá no seu caminho.

Numa perspectiva teoricamente optimista, poderíamos assim chegar à Champions eliminando o Zurique, e depois o Standard. Na pior das hipóteses, teríamos de ultrapassar Rubin Kazan e Udinese.

Veremos o que a sorte determina."


Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!