Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A malta das bancadas

"Mais uma temporada de Futebol chega ao fim e milhares de pessoas vão ter de reorganizar a sua agenda até poderem voltar às bancadas dos estádios, onde, regularmente, torceram pelas equipas dos seus corações, gritando, chorando, perdendo a cabeça por elas. Para muitos vai ser, como sempre acontece, um vazio difícil de preencher.

Falo da malta das bancadas e, sobretudo, da malta benfiquista que viu os seus sonhos desta época ficarem aquém daquilo que desejavam e previam, mas que nem por isso deixarão de ter o coração a bater pelo seu Benfica, de olhos postos num futuro que todos desejamos mais auspicioso e portador de maiores alegrias.

Falo da nossa malta das bancadas. Dos pais, dos filhos e dos netos, das mulheres e dos homens que, com cachecóis e bonés orgulhosamente visíveis, pediram camisolas aos seus ídolos, com cartazes improvisadamente desenhados em casa, nos intervalos das tarefas domésticas. Eles são sempre a alma de um clube, mas também os seus mais implacáveis juízes, porque não gostam de ver gorados os sonhos que deram mais sentido às suas vidas.

André Brun, escritor, dramaturgo e humorista, que foi major no Corpo Expedicionário Português que combateu na Flandres, durante a I Grande Guerra, escreveu um livro intitulado 'A Malta das Trincheiras', verdadeiro clássico da literatura de guerra, mas carregado de sensibilidade e ternura. Nesse livro descrevia os soldados portugueses que mostravam o seu heroísmo nas trincheiras enlameadas de uma guerra de sangue, suor e lágrimas como viria também a ser o segundo conflito mundial.

Apetece-me adaptar o título e falar da Malta das Bancadas, que talvez possa vir a ser título de um livro, mas também, e desde já, homenagem a todos aqueles que semana a semana choram e riem, vociferam e aplaudem a equipa do seu coração, emblema de uma paixão a que nada se sobrepõe, por vir do fundo mais fundo dos sentimentos que não se alteram ao sabor das modas e dos ventos. Que viva, pois, a nossa malta das bancadas!"


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!