Últimas indefectivações

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Taça Latina e a história

"A Taça Latina sempre foi considerada como competição internacional e oficial e, como tal, sempre foi contabilizada por A BOLA nos palmarés dos clubes que a venceram.
O mesmo sucede, aliás, em Espanha, onde Real Madrid e Barcelona também continuam a considerar, como oficiais, os seus títulos latinos.
Recentemente, a propósito de uma questão que a Lusa suscitou junto da FIFA, aliás, promovida por uma discussão de mero ego clubístico, sobre quem já detinha mais títulos oficiais em Portugal, surgiu uma resposta surpreendente.
Segundo a Lusa, a FIFA não consideraria, como oficial, a Taça Latina conquistada pelo Benfica no ano de 1950 porque «não eram aplicadas as leis do jogo em vigor na altura».
Nas consultas, entretanto, feitas por A BOLA não consta que as Taças Latinas fossem jogadas com leis de jogo diferentes.
Eventualmente com aspectos diferenciados de organização, mas, esses, não menos oficiais do que, por exemplo, algumas Taças Intercontinentais, desde as que se jogaram entre equipas que não tinham sido campeãs continentais, até às que foram realizadas por marcas privadas, como foi o caso da Toyota.
Apesar disso são - e a nosso ver bem – consideradas como competições oficiais.
Quando se trata de mudar a história, é preciso mais do que um parecer oficioso e de argumentação duvidosa.
A BOLA mantém, assim, a sua posição oficial, que, aliás, sempre foi publicada anos e anos a fio, sem qualquer reparo, não abdicando de fazer a necessária e indispensável investigação sobre o assunto.
Mudará – disso não haja dúvida - se for mesmo caso disso.
E, manifestamente, ainda não é."

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. A Taça Latina é um título oficial ... seja reconhecida ou não pela FIFA ( e pela UEFA?) assim como a Intercontinental o é   .... seja ou não reconhecida pela FIFA. Entenderam?

    E já agora, ainda falta a Taça Ibvérica. Unicamenyte disputada uma vez   ... mas OFICIAL!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!