Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nuno Gomes



Quando na última jornada, com o Leiria, o nosso capitão, apesar da expulsão de Luisão, entrou, quando a equipa precisava de defender a escassa vantagem, reforcei a minha convicção que Nuno Gomes não iria fazer parte do plantel do Benfica na próxima época. Por isso estranho ainda mais, a suposta surpresa que a não renovação do Nuno está a provocar. Nos Benfiquistas até compreendo algumas reacções emocionais, mesmo que muitos dos escandalizados tenham passado a 'vida toda' a assobiá-lo; Nos 'Não' Benfiquistas também compreendo, querem a máxima destabilização, mas mesmo assim ler diariamente Andrades e Lagartos (=anti-Benfiquistas) vomitarem opiniões de merda, já chateia...!!!

Desportivamente acho que o Nuno podia continuar a jogar no Benfica, com uma utilização parecida com a que teve esta época, jogando somente os últimos 15 minutos, podia ser útil. Pelos golos que podia marcar, mas também pela experiência que passaria aos mais novos.

Mas infelizmente o 'caso' Nuno Gomes ganhou outras dimensões: Num momento de contestação às opções do treinador, o Nuno passou a ser usado como arma de arremesso. Se o Nuno não era convocado, era incompetência do Jesus!!! Se ficava no banco, e não jogava, era incompetência do Jesus, se entrava na parte final da partida, e marcava um golo, era incompetência do Jesus (porque devia jogar mais!!!)...

Não renovar com o Nuno vai dar polémica neste defeso, manter o Nuno no plantel vai dar polémica todo o ano!!! Sim, porque com o Nuno na bancada, no banco, ou a jogar, o Jesus será sempre o 'culpado', e cada golo que o Nuno ouse marcar, será considerado uma 'traição' ao Jesus!!!

Infelizmente aqueles que hoje (e ontem) criaram esta polémica, são os principais culpados pela impossibilidade do Nuno se manter como jogador do Benfica. Mas é o que acontece quando se procura, por todos os meios possíveis, 'pedras' para atirar aos inimigos de estimação, seja o Jorge Jesus, seja o Presidente do Benfica, seja outro qualquer...

Não sei qual será o projecto de vida do Nuno Gomes após deixar de jogar futebol, se quiser ficar ligado ao desporto, o Benfica tem obrigação de lhe abrir as portas, se quiser fazer mais épocas como futebolista, terá toda a minha compreensão, mas o Benfica também não tem a obrigação de o aceitar no plantel eternamente...

Foram poucos os jogadores do Benfica que terminaram as suas carreiras no Benfica, NEM o grande Capitão Coluna, mesmo no tempo onde os Clubes tinham a famosa clausula de opção, nem José Águas, nem Torres, nem Eusébio terminaram no Benfica...

Eu faço parte da minoria de Benfiquistas que nunca assobiou Nuno Gomes, nunca o desejei fora do Benfica, nunca o quis dispensar, portanto estou à vontade para falar:

Muito Obrigado por tudo, Nuno, tive o privilégio de assistir à carreira (toda) de um dos nossos melhores goleadores de todos os tempos, as melhores felicidades, no Benfica, ou fora do Benfica, como jogador, ou em outras funções, ganhaste com mérito um lugar na história do Glorioso, não serás esquecido...

9 comentários:

  1. Poso enganar-me mas acho que o Coluna não acabou a carreira de jogador no Benfica. Acho que ainda jogou no Lyon.
    De memória, os últimos (importantes) capitães a acabar a carreira de futebolista no Benfica foram o Veloso e o Humberto Coelho.

    ResponderEliminar
  2. Sempre defendi o Nuno mas agora que ele se vai embora vou dizer uma coisa: 
    Gostava tanto que ele se chamasse Nuno Nené! 

    ResponderEliminar
  3. Toda a razão, já retifiquei. Entre 1970 e 1972 jogou no Lyon, o jogo de despedida no final da época 1969/70 é que me 'enganou'!!!
    Obrigado

    PS: Sim, o Humberto acabou no Benfica, após as passagens pelo PSG, e uma equipa em Las Vegas!!!
    O Veloso jogou no Sanjoanense, depois no Beira-Mar, e depois 15 anos de Benfica até ao fim da carreira...

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Bem pensado!!!
    Mas existem outras variações: Nuno Águas, Nuno Magnusson, Nuno Filipovic... 

    Por acaso recordo-me de um jogo com o Porto na Luz, o Fernando Gomes tinha estado lesionado, e antes do jogo fez um teste para ver se podia jogar. Na altura falava-se que ele podia vir para o Benfica. Ele fez umas corridas, sozinho, entre a central e a bancada de sócios. E quando se aproximava da bancada de sócios era APLAUDIDO!!! O pessoal pensava que ele vinha para o Benfica na próxima época...!!!
    Deve ter sido a última vez que um jogador daquela equipa foi aplaudido na Luz!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Penso que todos os jogadores têm um fim e se termina contrato, o clube está no seu pleno direito de não o renovar. O Nuno Ribeiro, Gomes de alcunha em honra ao bibota Fernando Gomes, se julga que tem condições para continuar a jogar, só tem que procurar novo clube. Nem o Benfica nem nenhum clube do mundo pode colocar em causa a sua estratégia desportiva em prol dos interesses individuais de cada um, mesmo que momentaneamente isso fira alguns sentimentos dos adeptos. É por isso que digo, se este acredita em si e que ainda possui as capacidades que fizeram dele um goleador, mostre-o em campo e de preferência em Portugal.

    Caro abidos, espero que esta não seja inserida na categoria "opiniões de merda" até porque é feita com educação e sobretudo com respeito pelo jogador em questão.

    Uma nota, é apenas um provável vão apelo mas se possível, deixemo-nos de fomentar ódios e divisões. Não se pode chamar de lagartos a adeptos que têm como máximo símbolo um Leão e depois dizer que estes é que são anti-qualquer coisa. Semeia-se o insulto e espera-se colher simpatia? Seria o mesmo que vos chamar de galinhas e dizer que vocês são anti-sportinguistas, provavelmente porque na minha ignorância deveria aceitar que vocês aceitassem de ânimo leve a ofensa. Como não aceitam a minha ofensa ao vosso clube, concluo que são anti o meu... faz algum sentido isto?!

    Quanto ao Futsal não chegamos a falar mas desta vez sou obrigado a concordar que jogamos no contra-ataque e demos toda a iniciativa de jogo ao Benfica. E creio que enquanto estivermos em vantagem ou mesmo empatados, acredito que tal irá continuar. A razão é simples, enquanto pressionam altíssimo dão oportunidades a que golos como o que o Leitão marcou no 1-2 sucedam facilmente ao entrar com a bola pela baliza dentro. Depois dizem que é azar quando é incompetência. É a tal história, tapa-se de um lado e destapa-se do outro e se fizerem o mesmo na próxima partida, acredito que voltem a perder. Mas pode ser que o Paulo Fernandes já tenha entendido isso e jogue muito mais baixo em Loures e faça a tal surpresa de que falou, vamos ver.

    Abraço de Leão (sim Leão, não custa nada e tal como a vossa Águia, este é o nosso símbolo. Se houver respeito os antis de um lado e de outro aos poucos desaparecem e o desporto fica mais são e bonito. Para isso contribuirei sempre com a minha pequena parte)

    Verdão.

    ResponderEliminar
  6. Esclarecimento:
    Não confundo Sportinguistas com Lagartos!!! Os primeiros são 'normais' adeptos do Sporting, como podiam ser de qualquer outro clube, e que vivem em função do SEU clube.
    Os segundos (Lagartos), são em primeiro lugar anti-benfiquistas e só depois Sportinguistas, vivem em função do Benfica, e até celebram mais as derrotas do Benfica, do que as vitórias do seu clube. Infelizmente existem muitos mais Lagartos do que Sportinguistas, conheço muitos, e ultimamente com algumas declarações de dirigentes do SCP, saíram do 'armário' e admitem sem embaraço, a sua condição de anti...
    Obviamente o primeiro prejudicado é o próprio SCP, mas isso é outra conversa...
    No post, referi-me a Andrades e Lagartos, e não a Portistas (sinceramente não conheço nenhum!!!), nem a Sportinguistas, portanto referi-me aos Anti's, e esses 99,9% das vezes tem ideias de merda!!!
    Pela parte que me toca, sou Benfiquista, estou-me literalmente marimbando para o que passa nos outros clubes, vivo unicamente em função do MEU Clube...
    A 'guerra' que aqui faço aos Corruptos Assumidos, com impropérios à mistura, deveria ser uma posição 'normal', transversal a todos os clubes, mas infelizmente existem aqueles que pensam que podem retirar mais beneficios através de alianças com os Criminosos, do que combate-los frontalmente(Lagartos)...
    Tendo em conta a nossa conversa anterior sobre o futsal, parece que 'este' Verdão é Sportinguista... mas posso mudar de ideias...!!!
    Pessoalmente não alimento ódios meramente clubistas, não não pactuo com manipulações de resultados, Corrupções, e afins, a defesa, ou a indiferença perante estes fenomenos no desporto, só pode ter como reacção a mais veemente repulsa, e portanto os meus post's podem não agradar a todos...

    ResponderEliminar
  7. Enormerrimo Abidos,
    Considerando a fundacao deste magnifico OINDEFECTIVEL (os Valores que lhe deram origem e os objectivos propostos), ha que sublinhar a excelencia deste teu trabalho em prol do Nosso Clube.
    Ainda que, um dia, viesse a suceder encontrarmo-nos em lados opostos do Benfiquismo, dou-te a minha palavra de Honra que ja conquistaste o meu respeito e, ate, a minha admiracao.
    Muito Obrigado por tudo o que aqui vens fazendo.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  8. Caro Albuquerque

    Como diz em sub-titulo no cabeçalho: Pelo Benfica! sempre!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  9. "Infelizmente aqueles que hoje /e ontem criaram esta polemica,"...

    Afinal que q ue criou esta polemica?

    Aesar de vassourares, nao se sabe bem em quem, e preciso um grande esforço de candura para ver este caso com o ar angelico com que tu o ves.

    Penso que nao sabes ou nao queres ver as razoes que conduzira a este desfecho.

    Talvez o Benfica melhore quando todos os verdadeiros Benfiquistas foram corridos.

    BASTA

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!