Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sem tempo para perder tempo...

"As eleições de Outubro de 2012 já mexem com o dia-a-dia do Benfica. O que está em causa é tremendo (direitos TV) e a guerra já começou

Daqui a uma semana o Benfica está de regresso aos treinos para preparar a época 2011/12. Obrigado a entrar em competição a sério ainda durante o mês de Julho - se quiserem chegar à fase de grupo da Liga dos Campeões, onde está o dinheiro, os encarnados terão de ultrapassar a terceira pré-eliminatória e o play-off da Champions - o Benfica deve definir, ao longo da próxima semana, o plantel com que atacará as responsabilidades de 2011/12.

Neste momento, as dúvidas superam as certezas, sendo certo que Maxi, Luisão, Garay(') e Enzo Pérez não estarão disponíveis, para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Milionária. Ou seja, a turma da Luz precisa de entrar em regime de contra-relógio para evitar o risco de abordar a competição com onze jogadores e não com uma equipa.

Ao nível a que o Benfica pretende reforçar-se para as posições mais sensíveis, tendo em conta o orçamento disponível e a concorrência externa, a pressa será sempre um inimigo declarado. Mas, da mesma forma e com os mesmos riscos de danos irreversíveis, atrasar contratações (e saídas...) para posições-chave poderá não dar a Jesus o tempo necessário para as incontornáveis mecanizações.

Está à vista que 20011/12 será, para o Benfica, uma época exigente. O FC Porto, que deve deixar sair Rolando e Fernando e pode perder Falcao, não deixará, contudo, de apresentar um conjunto forte; o SC Braga, mesmo com as saídas anunciadas, vai continuar com um balanço europeu; e o Sporting, qual Fénix, está a renascer das cinzas, reforçando-se criteriosamente e preparando, claramente, o assalto a um dos lugares da Liga Zon Sagres que na próxima temporada darão acesso directo à Liga dos Campeões.

Porém, como tem estado à vista de forma pública e notória, os ataques ao Benfica não estão circunscritos ao âmbito desportivo. Em época que vai desembocar num acto eleitoral, com a magna questão dos direitos televisivos omnipresente, das áreas mais improváveis (para os menos atentos...) irão surgir, com uma intensidade directamente proporcional a eventuais maus resultados desportivos, investidas contra a liderança encarnada, seja contra Jorge Jesus, seja questionando Rui Costa, mas sempre com Luís Filipe Vieira como alvo a abater.

As eleições no Benfica estão marcadas para Outubro de 2012, pelo que o estado de espírito da nação encarnada, quando for a votos, não deixará de estar profundamente sensibilizado pelo que acontecer na época que agora se inicia. E é à luz desta realidade que devem ser lidas as sucessivas tentativas, em curso, de fragilização da actual direcção.

No Benfica, o tempo não está para tiros nos pés. As contratações que estão por realizar não podem ser enviadas para as calendas. Na certeza de que o marketing emocional, tão necessário nesta altura da época, será acelerado de acordo com a qualidade dos reforços e das garantias que a equipa der. Para já, Enzo Pérez é um nome galvanizador; Artur é uma espécie de seguro contra enfartes de miocárdio; Bruno César, Nolito e Matic são vistos com muita esperança. Se a estes nomes se somarem cinco indiscutíveis - defesa direito, defesa central, defesa esquerdo, box-to-box e ponta de lança - o Benfica ficará preparado para 2011/12 e blindado contra ataques, com agenda própria..."



José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!