Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dois pensamentos...



Benfica 1 - 0 Toulouse



1. Pensando no Campeonato, que só começa daqui a 4 semanas, as expectativas que este plantel dá aos Benfiquistas, têm que ser altas...

2. Pensando no jogo da próxima Quarta-feira com Trabzonspor, as expectativas estão condicionadas, por um defeso complicado, com a chegada de muitos jogadores novos, e a ausência de outros devido aos 'parvos' compromissos das Selecções!!!

A principal ilação deste jogo é que o Benfica, no meio-campo, e na 'frente' tem 'duas equipas e meia!!!' As opções são muitas, e de qualidade. Os famosos 'automatismos' ainda estão perros, como é normal neste início de época com muitos jogadores novos, mas o potencial está lá... Esta época o Jesus não vai ter desculpas para não fazer rotação do plantel... Só o Cardozo não tem no plantel um substituto 'parecido' na forma de jogar...

O jogo foi morno, é verdade que o adversário não é um grande 'nome', mas a Liga Francesa é muito equilibrada, a diferença dos melhores, para o meio da tabela é 'curta'. Sendo que este Toulouse é praticamente constituído por jogadores formados na 'cantera', portanto com um conhecimento mútuo profundo, que a pré-época não 'atrapalha'!!!

Todos os jogos têm servido para melhorar, hoje tivemos bastante melhor nas movimentações defensivas, só permitimos duas oportunidades ao Toulouse (dois contra-ataques, um em cada parte...). Ofensivamente falhámos alguns passes fáceis, porque os jogadores queriam jogar depressa (mesmo quando não era exigido...).

Creio que o único jogador que jogou abaixo do expectável foi o Bruno César: tem tudo para ser o próximo mal-amado dos Benfiquistas!!! Tentou demasiadas vezes o primeiro toque, demonstrou bastante ansiedade... O Garay não engana, a maneira como 'dobrou' os parceiros, e a forma eficaz como passa a bola, são amostras de grande talento... O Emerson começou tímido, mas mesmo sem entrosamento, equilibrou a defesa com a sua presença... O Enzo finalmente 'carburou', mas o Urreta não lhe vai facilitar a vida!!!... O Nolito tem um pouco de 'Jara', e vai marcar muitos golos, mas dificilmente vai 'encaixar' com o Cardozo!!!... O Saviola está com muita vontade, e o Aimar hoje, demorou sempre demasiado a soltar a bola... As dúvidas sobre o Matic começam a ser 'apagadas'. Ele não era um '6', mas está a aprender depressa. Se calhar está na altura para se refazer as contas da transferência do David Luíz!!!... Admito que a 'imagem' (televisiva) que tinha do Witsel não era a 'melhor', hoje depois de o ver ao vivo, afirmo que vai ser o melhor jogador do Campeonato!!!... O Jardel voltou a demonstrar apetência pelos golos(!!!) Ao contrário de muitos acho que o Jardel não é tão mau como pareceu no jogo com o Servette, não vai ser uma estrela, mas pode ser útil... O Fábio Faria não deve ficar no plantel, mas admito que fiquei surpreendido com as exibições positivas como Central nestes últimos dois jogos... O Nuno Coelho poderá ser uma opção de recurso para defesa direito, se calhar menos 'irregular' que o André Almeida... O deslumbramento/displicência do Nico às vezes irrita... Desta vez foram só 10 minutos, mas voltei a gostar bastante do Rodrigo Mora...




PS: Uma primeira nota para as arbitragens!!! No primeiro jogo do Algarve, o Nuno Coelho sofre uma entrada 'assassina', fica no chão, não protesta, a falta é marcada a nosso favor, e quando se levanta, leva Amarelo!!! (tendo sido mostrado na sequência deste lance mais dois amarelos a jogadores do Benfica!!!). No segundo jogo no Algarve, o Urreta faz uma má recepção, recupera bem, ganha posição, sofre falta, e o árbitro assinala falta contra o Benfica, mostrando imediatamente Amarelo ao Uruguaio!!! Hoje, tivemos que aturar um critério ordinário, mas habitual: os avançados do Benfica são empurrados, agarrados, puxados, rasteirados, e 'segue jogo', os nossos defesas 'sopram' nos adversários, é falta!!! A falta não assinalada sobre o Nuno Coelho, na jogada que deu pontapé de canto, no último minuto da partida, é um bom exemplo...!!!

3 comentários:

  1. Concordo no geral om a tua apreciaçao mas olha que o Gaitas e um fora serie. Compete ao JJ lima-lo.

    Tinha gostado do Bruno Cesar nos primeiros jogos mas tem vindo a decrescer assustadoramente. Peso a mais? Parece pois as vezes ter bons pes nao chega. Assim e le queira.

    Arbitragem: o que mais me irritou ontem. alem do que referes, foi um fora de jogo assinalado com o nosso jogador para ai tres metros atras.

    Escandaloso. E preciso começar ja a malhar nos bois pretos.

    ResponderEliminar
  2. Já revi o jogo na TV, tens toda a razão no fora-de-jogo mal tirado ao Saviola, e olha que eu no Estádio fartei-me de protestar e estava mal colocado!!!
    O Nico é um caso de grande talento, mas às vezes esquece-se que no futebol o mais importante são os golos, e não as notas artistícas!!! 

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Deixem crescer os jogadores.

    O Nolito tem fibra de jogador, se faz a assistência ao Cardoso, o jogo poderia ter sido mais fácil.

    Os bois pretos também estão na pré-epoca.

    Saudações!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!