Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Espiões absurdos e bem pagos

"Para que precisariam Pinto da Costa e Salvador de um espião que lhes desse conta dos estados de ânimo de Nuno Gomes?


SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JULHO

A Copa América é sempre uma dupla chatice. Estes primeiros jogos são de uma sensaboria muito grande, eis a primeira chatice.

A segunda é ainda mais grave. Com a Copa América a decorrer é certo e sabido que Luisão e Maxi Pereira vão demorar a chegar à Luz e são logo dois que fazem muita falta no arranque da época. Ainda para mais, estando fresco na memória de todos como o Benfica, em 2010/2011, perdeu tudo o que tinha ganho no ano anterior - título, ânimo, auto-estima e pedalada - nas primeiras semanas da temporada oficial.

A Copa América começou como invariavelmente começam estas compridas competições internacionais, com os favoritos a jogar pouco e mal e a não conseguirem ganhar os seus primeiros jogos. Aconteceu logo com a Argentina e com o Brasil para grande escândalo das respectivas nações e imprensas especializadas. Os argentinos, que jogam em casa, viram-se aflitos para empatar com a Bolívia e os brasileiros, apresentando na frente um quarteto que vale muitos milhões, não conseguiram marcar um golo sequer à Venezuela.

Só quem não sabe nada de futebol é que teve artes de encontrar algum encanto neste onze titular com que o Brasil se estreou na prova.

-Mas o que é isto? Um Ganso e um Pato numa equipa de futebol? É brincadeira, não é?

Não, não é brincadeira. É mesmo a sério e terá sido, porventura, a única coisinha divertida que o Brasil apresentou ao mundo no aborrecidíssimo jogo com os venezuelanos.

Para os adeptos portugueses, no entanto, a Copa América tem as suas curiosidades e desperta até sentimentos contraditórios. Benfica, FC porto e Sporting, todos juntos, têm um número considerável de jogadores envolvidos na prova e ao desejo de os ver brilhar soma-se o desejo, ainda maior, de os ver regressar o mais rapidamente possível à Luz, ao Dragão e a Alvalade, à custa da eliminação das respectivas selecções.

O Sporting leva vantagem sobre os seus dois rivais internos nesta disputa porque os seus jogadores são de selecções mais fracas e, teoricamente, mais calhadas para o afastamento prematuro.

Por isso mesmo, os peruanos Carillo e Rodriguez e o chileno Matías Fernandez correm o risco de chegar a Alvalade bem mais cedo do que colombianos Falcao e Guarin mais os uruguaios Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez hão-de chegar ao Porto ou de que o brasileiro Luisão e o uruguaio Maxi Pereira hão-de chegar à Luz.

Na armada argentina que actualmente aportou na Luz não há nenhum jogador na Copa América até porque a contratação de Garay nunca mais desemburra. Há duas maneiras de ver a questão. A primeira, optimista, regojiza-se pelo facto de termos todos os nossos argentinos, já em estágio na Suíça. A segunda maneira, pessimista, preocupa-me com o facto de nenhum argentino do Benfica ter lugar na selecção de Sérgio Baptista.

Mas ainda há quem analise a situação de uma terceira maneira:

-Sem um único jogador do Benfica está explicado porque razão a Argentina não joga nada e empatou com a Bolívia!

Está explicadíssimo.




TERÇA-FEIRA, 5 DE JULHO

PRONTO! Já temos um jogador do Benfica na selecção argentina. Chama-se Garay e é defesa central. É bom termos mais um defesa central de valor inquestionável mas é meu termos perdido um defesa esquerdo de valor incomensurável. E é com o dinheiro de um que vamos comprar o outro, dizem os jornais, o que não nos alegra particularmente.

Nuno Gomes continua a alegrar as gentes de Braga, o que se compreende. Nuno Gomes quis um clube que acreditasse em si, segundo afirmou, assinou pelo Sporting de Braga e tem-se fartado de marcar golos nos treinos para deleite dos adeptos da sua nova casa. E isto passa-se em cima de alguns episódios mirabolantes que vieram recentemente a público.

Revelou o jornalista Jorge Baptista num programa em directo na SIC Notícias e foi manchete de primeira página do Correio da Manhã um facto sem precedentes de espionagem no mundo do futebol. haverá escutas da PJ reveladoras de que o FC Porto teve e ainda tem espiões seus nas estruturas dirigentes do Benfica e do Sporting e que, por isso mesmo, no Dragão sabem-se todos os passos da vida interna dos seus dois rivais lisboetas.

Terá sido o espião do FC Porto na Luz que informou para a sua sede os contornos do negócio Falcao o que permitiu ao FC Porto antecipar-se uma vez mais ao Benfica na corrida por um jogador referenciado pelos encarnados.

Quanto ao espião do Sporting já terá sido desmascarado e ocupa agora um lugar de menor relevo na estrutura de Alvalade. Assim sendo, não há que assacar-lhe as culpas da ida de João Moutinho de Alvalade para o Norte porque o excepcional relacionamento entre Pinto da Costa e os últimos presidentes do Sporting deixaram muito bem encaminhada a transferência de Moutinho sem que houvesse necessidade de recorrer a qualquer tipo de espionagem.

Estas notícias dos espiões são, convenhamos, absurdas. E enquanto não forem postas no youtube as ditas escutas que as provam, é muito difícil levar a sério o assunto. São, no entanto, notícias que só podem agradar muito ao FC Porto e ao seu presidente porque contribuem para alimentar a mitologia da máquina perfeita, da grande organização atenta a todos os detalhes que bem pode trocar, em cinco minutos, um André Villas Boas por um Vítor Pereira II . visto que o Vítor Pereira I é dos árbitros - sem que os resultados da equipa de futebol se ressintam minimamente.

Tomemos por exemplo o caso fresco da transferência de Nuno Gomes para o Sporting de Braga. Corre por Lisboa o boato de que foi Pinto da Costa a sugerir a António Salvador que fosse à Luz buscar o mal estimado Nuno Gomes porque cada golo marcado pelo antigo ídolo do Benfica será, certamente, uma alfinetada em seis milhões de almas.

Como o Benfica não tem espiões nem no FC Porto nem no Braga - até porque não tem dinheiro para essas veleidades que saem caras - presume-se que o boato nasceu como nascem todos os boatos: tendo por base a realidade, o desejo de um ajustamento ficcional dessa mesma realidade e comportamento-padrão dos diversos protagonistas, bem conhecido de todos.

Analisemos a questão do ponto de vista da Pedreira e do Dragão. Para que precisariam os presidentes Pinto da Costa e António Salvador de um espião na Luz, pago a peso de ouro, que lhes desse conta de todos os estados de ânimo de Nuno Gomes se, por menos de um euro, que é o preço de um jornal, qualquer leitor comum da imprensa desportiva já adivinhava há muitos meses a saída, sem pompa nem circunstância, do jogador?

O FC Porto não precisa de andar a gastar dinheiro em espiões.




QUARTA-FEIRA, 6 DE JULHO

A felicidade de Fábio Coentrão em Madrid é bonita de se ver. E devemos respeitá-la. Apesar da sua juventude e do seu look Caxinas-chique, Coentrão é um rapaz à antiga, tradicionalista fervoroso que mandou às malvas Abrahmovich, Villas Boas e as notas de libras porque não quis trocar o prestígio de ser jogador do Real Madrid, um sonho seu de infância, pela aventura londrina, ainda que melhor paga.

E quem sabe se, dando-se o caso de Villas Boas não ser feliz no Chelsea, Fábio Coentrão não teria para o ano como treinador em Stamford Bridge um Vítor Pereira I em ascensão meteórica?

Coentrão é todo ele 'old school'. A jogar e a pensar. Que seja muito feliz em Madrid. E nós por cá ficamos com o Vítor Pereira I, por enquanto, e com o Vítor Pereira II, por muitos, muitos anos."


Leonor Pinhão, in A Bola

2 comentários:

  1. O Senhor Pinhão tem cá uma mão pra pegar na pena.

    ResponderEliminar
  2. Espiões?.

    PORRA!.. Ó Colaço, como é?.

    Assim vai haver impulsão.

    ONDE ANDAM OS CAPANGAS DA PROSEGUR?.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!