Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Objectivamente (avaliações)

"Antes do início da competição, os clubes, através da Liga Profissional, vão tentar regulamentar alguns aspectos considerados primordiais para o bom ambiente competitivo que se pede há muitos anos em Portugal.

Primeiro, a avaliação dos árbitros com ajuda das câmaras de televisão, passando o papel dos observadores para segundo plano, o que, decerto, irá gerar grandes convulsões por causa dos que há muitos anos dominam o «pelouro». Depois, os castigos aos clubes cujos adeptos tenham a hábito de mandar garrafas, bolas de golfe, telemóveis, fruta, etc para os jogadores adversários e para o relvado. Os castigos propostos são interdições duras que poderiam, de certa forma, copiar o que a UEFA e a FIFA fazem sempre que há situações semelhantes.

Vamos ver se há coragem para tomar medidas.

Para já há algumas reacções que não são de estranhar, caso de actuais e antigos dirigentes de árbitros que acham a avaliação rigorosa demais, uma vez que acaba a «Subjectividade» da avaliação. Também acho que sim. Mas é precisamente para acabarmos com os líricos do futebol que é necessário haver cada vez mais rigor! Que interessa a subjectividade e o erro desculpável se os beneficiados pelos erros e subjectividade são sempre os mesmos? Basta ver quem beneficiou mais com estes factores nos últimos 30 anos...

Depois, vêm as alegações sobre a falta de meios. Que deveriam ser filmados todos os jogos da 1.ª e 2.ª Ligas o que tornaria insuportável o custo! Claro que todas as desculpas servem para manter tudo na mesma. O importante é manter tudo igual. É retardar a alteração de estatutos da FPF como o fizeram as Associações durante anos e agora é deixar tudo como está na Liga...

Mesmo que se faça qualquer coisa, como provavelmente acontecerá, uma coisa já está garantida: Para esta época não é! Só para o ano! Fica tudo na mesma como a lesma!"


João Diogo, in O Benfica


PS: Não é habitual, mas desta vez parece-me que o João Diogo está a ser ingénuo!!! Avaliar árbitros através da televisão não garante, notas justas. Basta recordar a expulsão do Javi em Braga. O observador considerou um erro da equipa de arbitragem (bem), e após o visionamento a CA mudou de opinião, e o observador foi 'castigado'(mal)... E em relação às interdições dos Estádios, com o actual CD da Liga, e o actual CJ da FPF, o único Clube em 'risco' de ser castigado é o Benfica...!!!

Não existe regulamento que resista à canalhice das pessoas!!!

Já assisti a um curioso documentário, onde colocaram um número determinado de pessoas a assistir a um pequeno filme, mudo, por 2 vezes!!! No primeiro visionamento colocaram uma banda sonora romântica, e no final perguntaram ao grupo de controle para fazer a critica do filme. No segundo visionamento, com exactamente as mesmas imagens, mas com uma banda sonora diferente, desta vez um tema mais próximo do suspense, voltaram a questionar os espectadores, e as respostas foram completamente diferentes...!!!

É um perfeito exemplo daquilo que passa em Portugal, basta pôr um avençado qualquer a debitar disparates, durante um jogo, chamar outro idiota para comentar o jogo, e facilmente cria-se uma realidade alternativa...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!