Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Renascer das cinzas

"É uma história de tenacidade e heroísmo pouco comum neste Mundo global, cada vez menos solidário e mais desumanizado, em que cada um vai tratando da vidinha e da auto-promoção. Está a acontecer no Japão, mas tem significado e valor universal.

A equipa de futebol do Vegalta Sendai, com sede numa cidade que esteve no coração da tragédia causada pelo terramoto-tsunami de 11 de Março passado, em vez de cruzar os braços e de se enrodilhar na resignação e na lamúria, decidiu ir à luta e bater-se por resultados capazes de mobilizarem a população da cidade e da região. É um caso exemplar e comovente por tudo aquilo que revela da força anímica de um povo tantas vezes martirizado por catástrofes naturais e não só.

Quando em finais de Abril, com o país ainda em busca da normalidade, recomeçaram os jogos da Liga Japonesa de Futebol, a equipa do Vegalta Sendai,lutando pela recuperação do seu estádio e dando apoio psicológico a jogadores com famílias atingidas pelo cataclismo, desceram ao relvado e obtiveram, com o apoio incondicional do público, uma vitória a que outras se seguiram, numa sequência surpreendente para quem sabe até que ponto os problemas do foro psicológico se reflectem nos resultados desportivos. Essa sequência traduziu-se em mais de uma dezena de jogos vitoriosos, feito invulgar numa equipa mediana, ou mesmo em qualquer outra equipa no âmbito de uma temporada de alta competição. O Vegalta renascera dos escombros e das cinzas.

Para que tal aconteça, é preciso haver alma, vontade individual e colectiva e uma forma de heroísmo que permita transformar a desgraça em energia e o desânimo em coragem.

Estamos em presença e um excelente e mobilizador exemplo para países em crise, como é o caso do nosso, mas também para clubes e equipas de futebol com grandes responsabilidades que, deste modo, podem sentir-se tocados pela 'boa estrela' da solidariedade activa e da combatividade estóica. Estamos sempre a aprender."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!