Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mais jovem, mais português

"Com o mercado encerrado e com os plantéis finalmente definidos, é possível encontrar algumas curiosidades em redor das principais equipas do Futebol português.

Uma delas é o facto do Benfica ser, de entre os três "grandes", aquele que inscreveu mais jogadores portugueses no seu planteI, e também o que contabiliza mais jovens oriundos da Formação. Não era assim no passado recente, mas um olhar sobre os novos plantéis permite-nos chegar a essa conclusão.

Enquanto o Sporting inscreveu sete portugueses (a saber, Rui Patrício, Tiago, João Pereira, Carriço, Pereirinha, André Santos e André Martins), e o FC Porto apenas cinco (Kadu, Rafa, Rolando, Moutinho e Varela), o nosso clube conta com oito jogadores de nacionalidade lusa: Eduardo, Mika, Miguel Vítor, Luís Martins, Ruben Amorim, Ruben Pinto, David Simão e Nélson Oliveira.

Se atendermos, especificamente, aos atletas formados em cada clube, também o Benfica leva vantagem. Enquanto no planteI do Sporting vemos cinco atletas oriundos das suas escolas, e no FC Porto apenas um, no do Benfica temos seis jogadores da Formação. E não se conta aqui com o jovem Bruno Varela, ainda júnior, presença assídua nos treinos da equipa principal, e suplente na Choupana.

Além dos referidos, muitos outros rodam espalhados por equipas portuguesas e estrangeiras. Roderick é apenas um exemplo de alguém com quem o Benfica conta, e muito, para o seu futuro.

Quando se criticam os clubes portugueses, acusando-os de não apostar nos seus jovens, não é certamente deste Benfica que estão a falar.

Espera-se que a aposta frutifique. Está provado que não pode ser apenas a Formação a sustentar um projecto ao mais alto nivel. Com as imposições da UEFA, e com a crise económica a não dar tréguas, restam poucas dúvidas de que este tenha de ser um dos caminhos a explorar."


Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!