Últimas indefectivações

domingo, 30 de outubro de 2011

Do antigo se fez novo

"Quis uma mente iluminada que o lançamento de um novo livro de Nuno Markl, com ilustrações de Patrícia Furtado, fosse feito na Secundária de Benfica, hoje Escola Secundária José Gomes Ferreira. A edição da 'Caderneta de Cromos' foi apresentada aos fãs no anfiteatro mítico - o das festas de final de período, do arranque da década de 80 e do som dos slows a 45 rotações - no bloco central dos cinco edifícios modernos erguidos em Benfica, em contraste com a vida e comércio típicos do Bairro. Além das linhas de eléctrico na rua que ligava as Portas a Sete-Rios, havia diversos elementos característicos da zona: o Mercado, a Fábrica Simões, o Bairro de Santa Cruz, a Mata, o Nilo, o Califa e o Estádio da Luz, colado à mais recente 2.ª circular, erguida acima ao ainda mais recente centro comercial Fonte Nova.

O Estádio da Luz era gigantesco, monumental, o maior do País e capaz de ser dos maiores da Europa, com três campos de apoio (um deles pelado, acolhia o Hóquei em Campo), uma pista de Atletismo, uma Piscina, dois Pavilhões e vários courts de Ténis. Marcou-me, enquanto sócio que saldava as suas contas em contacto com um cobrador do Sport Lisboa e Benfica que nos visitava em casa mensalmente. Nenhum miúdo daquele tempo imaginaria que uma obra daquelas pudesse vir abaixo. Veio, por uma boa causa. Hoje o centro dos festejos e origem das alegrias é mais moderno, apesar de já não poder albergar 120 mil espectadores. É ainda o maior do País e um dos melhores da Europa. Aqui se entra e daqui se sai em curtos minutos, ao contrário do antigo, havendo motivos de orgulho diferentes dos que foram encerrados no Estádio demolido. Oito anos de Nova Catedral significam outros tantos de dedicação a uma causa, com exemplos de entrega incondicional espalhados pelos diversos sócios fundadores. Pessoas comuns misturadas com os ídolos, juntos ergueram o símbolo adorado por todos quantos fazem o Benfica."


Ricardo Palacin, in O Benfica

1 comentário:

  1. Ainda hoje escrevi no FB do Nuno que a Secundária de Benfica era para meninos, homem que era homem (e tenha mais de 45 anos) andou no Liceu Nacional D. Pedro V e agora acrescento uma coisa IMPERDOÁVEL no Palacin.

    Falar na Fábrica Simões e não referir o edificio contiguo devia levar ao seu despedimento da BTV. LOL

    É que ao lado da Fábrica Simões era tão só, a sede do Glorioso Sport Lisboa e Benfica que depois passou a ser na Rua Jardim do Regedor. 

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!