Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Esta Selecção

"O adversário do sorteio do play-off para o Euro 2012 é satisfatório: a Bósnia-Herzegovina. Partindo do principio que, em circunstâncias normais, ultrapassaremos este último (e escusado) obstáculo, a verdadeira questão da nossa Selecção será posta à prova no próximo Verão.

Para tal é necessário perceber - sem nacionalismo bacocos - que o conjunto dos prováveis seleccionados está visivelmente abaixo da média das últimas competições. Por exemplo, comparando 2004 em 2012, deixámos de ter Rui Costa, Figo, Simão, Pauleta, Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Nuno Gomes. Hoje, para além de Cristiano Ronaldo (apesar da palidez do desempenho na Selecção), Nani e Coentrão, os restantes jogadores são de boa cepa, é certo, mas não fazem a diferença nem desequilibram.

Deixámos de ter pontas-de-lança letais, a defesa está uns furos abaixo das de anos anteriores (cenário agravado pela inusitada atitude de Ricardo Carvalho) e não temos um guarda-redes de excepção.

No fundo, estamos a pagar a factura do estrangeirismo quase totalizante dos nossos principais clubes.

Por outro lado, mais de metade dos convocados não é titular nos seus clubes ou foram até dispensados. O expediente pseudo português brasileiro não foi um bom caminho. Não se percebe como há jogadores que ficam de fora (Bosingwa é o mais flagrante exemplo). E o swing convocatório não é um bom método. O sai-e-entra não favorece a estabilidade. Por exemplo, por que razão foi Quim convocado antes do início da temporada depois de um ano parado e, agora que joga, foi desconvocado?

E melhor será que Paulo Bento não fale sempre com um ar abespinhado ou amuado! E que se deixe de falar de Mourinho sempre que Portugal perde um jogo!"


Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!