Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O jardim zoológico de Queiroz

" 'O Paulo (Bento) que se concentre, prepare a equipa, isole-se e não ligue a essa bicharada, a esses dinossauros todos, que são pessoas que só destroem o futebol.'

Carlos Queiroz, ontem em entrevista à Antena 1


Primeiro foi a selva, quem ia com ele ou não, depois de um jogo no Brasil. Mais tarde o polvo, que era Amândio de Carvalho, vice-presidente da FPF, que afinal parece que se metamorfoseou e desde ontem é um dinossauro. Laurentino Dias, presume-se, é outro dos dinossauros. Haverá mais alguns animais no meio da bicharada?

Queiroz gosta de metáforas zoológicas. Está no direito dele, deverá ser algo relacionado com a sua experiência em Moçambique. Presumo que no seu jardim também haja pavões e catatuas, papagaios e sanguessugas, é só uma questão de esperarmos mais umas semanas para sabermos quem são.

Já eu, sou um rapaz da cidade, tenho um imaginário diferente. Tenho dificuldade em lembrar-me que a Federação Portuguesa de Futebol já não é na Praça da Alegria. Talvez depois das eleições de Dezembro, depois de há anos terem mudado as instalações, os dossiers, a estrutura toda para a Rua Alexandre Herculano, mudem também as mentalidades, e aí eu não tenha de fazer um esforço para me lembrar que a FPF já não está onde estava no século passado.

E Carlos Queiroz? Bem, Queiroz faz-me lembrar um tipo que encontrava sempre no Rossio, ali no começo da Rua do Ouro, que apregoava o fim do mundo a quem quer que passasse. Talvez tivesse razão, talvez um dia o mundo venha mesmo a acabar, mas das últimas vezes que o vi já ninguém ligava, já ninguém o ouvia..."


Hugo Vasconcelos, in A Bola

2 comentários:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!