Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tomba-gigantes

"Há muito tempo que os baptizaram com o inspirado cognome de 'tomba-gigantes'. São em regra pequenas equipas não profissionais, sem historial nacional nem responsabilidades especiais, que se agigantam quando têm em presença um adversário de peso e conseguem obter resultados que contrariam as previsões e as estatísticas.

Se porventura existisse uma ciência exacta para explicar estes fenómenos, por certo apontaria como causa para tão inesperadas vitórias a força interior que permitiu a David derrotar Golias, deitando por terra não só o gigante mas sobretudo o seu favoritismo.

Nas eliminatórias da Taça, alguns destes 'tomba-gigantes' já mostraram bem do que são capazes e dos verdadeiros milagres que a força anímica é capaz de produzir.

Em regra, não se encontram em causa, nestas situações, 'cachets' de monta ou inusitadas promoções desportivas.

O que está verdadeiramente em jogo é o amor à camisola, o brio, a vontade de vencer e muitas vezes até o bairrismo ou o regionalismo que tornam mais forte e irradiante o amor a um emblema e a uma terra. Muitos destes vencedores de circunstância trabalham a semana inteira em ofícios que pouco tempo lhes deixam para os treinos que os tornam aptos para os jogos decisivos. Mas fazem das tripas coração e correm atrás daquilo que amam, daquilo que mais profundamente os realiza. E levam com eles entusiásticos grupos de apoiantes, claques calorosas que fazem de cada um destes jogos decisivos uma página única das suas vidas.

É como se todos vestissem o fato domingueiro para estarem à altura de um cerimonial que não se compadece com a informalidade do improviso. E é assim que nascem verdadeiros heróis locais cujos feitos passam, pelos canais da memória colectiva, de geração para geração. É bom que estes exemplos frutifiquem entre os profissionais experientes, pois em matéria de entrega e de dádiva plena convém sempre aprender alguma coisa com quem deixa falar mais alto o coração."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!