Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de março de 2011

A humildade necessária

"Por mais que outros se coloquem em bicos de pé, o grande confronto desportivo, o que apaixona o país, o que se assume como grande clássico entre os clássicos portugueses é o Benfica – Sporting.
Independentemente dos momentos e contextos que condicionam a qualidade e o desempenho das suas equipas de futebol, o suporte histórico destes dois clubes faz com que a vitória represente para os respectivos adeptos uma questão de honra. E com esta não se brinca, nem se admitem brincadeiras. Nos dias que antecedem o jogo, este transforma-se no alfa e ómega das conversas quotidianas dos adeptos. Cada adepto revê a sua paixão clubista nos futebolistas que defendem as suas cores. Cada discussão que antecede o jogo é uma evocação de rugas, de vincos do passado, mas é também é um encontro de desejos e esperanças.
Felizmente, vencemos o Sporting, concretizámos a esperança e juntámos este jogo às boas memórias, às tais rugas que nos ajudam a inscrever os momentos no devir da história. Agora, importa salientar que só vencemos o jogo porque na base do talento, da organização e da qualidade do nosso jogo esteve o empenho e a capacidade sofrer. Depois do árbitro nos inibir com uma chuva despropositada de cartões amarelos e de sermos obrigados a jogar metade do jogo com menos um em campo, restava responder ainda com mais entrega, com mais humildade. Soubemos ser humildes e isso deu-nos a vitória.
No final, resta apenas tentar digerir o sucesso ou insucesso com a dignidade a que a história dos nossos clubes nos obriga. Que o benfiquismo vencedor saiba festejar os nossos sem humilhar os outros, e que os vencidos saibam respeitar o mérito de quem alcançou os louros de forma limpa e justa. E, mais do que tudo, saibamos nós, benfiquistas, viver o benfiquismo em função do Benfica e não em função do gratuito apoucamento alheio. Isto também faz parte da tal humildade que nos faz enormes e gloriosos."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

A Gala do 107º aniversário, da mais brilhante ideia que alguém teve...!!!









Objectivamente (Mantorras)

"Foi com «uma lágrima no canto do olho», como canta o angolano Bonga (Barceló de Carvalho, antigo atleta do Benfica e Campeão Nacional como velocista), que assistimos à despedida de MANTORRAS, essa figura popular que foi responsável por tantas alegrias da Nação Benfiquista! Mantorras é um fenómeno! Tive o privilégio de o conhecer bem como atleta e como africanista convicto, de bons costumes e tradições, e que transporta consigo aquilo que há de mais puro e sublime na cultura africana!
É um angolano que ama a sua terra, o seu bairro Sambizanga e as suas gentes. Sabe que os representa num dos desportos mais populares do Mundo e num Clube que pela sua mística, transporta a imagem de todo um povo, um continente, naquilo que é mais apreciado no Futebol: a Festa do golo, a finta bonita, o espectáculo!!!
Sinto muita tristeza neste abandono prematuro de Pedro Mantorras. Sei o que ele sofreu nos tempos de crise com uma lesão que poderia, e deveria, ter sido tratada de outra maneira que não foi. Da ternura e do perdão que ele sempre teve para com aqueles que negligenciaram este problema físico que o afastou dos grandes palcos do futebol mundial.
A sorte assim não quis. Mas poderia ter sido um dos melhores do Mundo, ao nível de um Etoo ou de um Kanouté. Em África seria rei, mas a infelicidade afastou-o da glória!
Quero muito por ele! Que tenha toda a sorte do mundo na sua vida a partir de agora, a sorte que não teve enquanto futebolista!
Pode ter a certeza que será sempre amado e recordado por todos os benfiquistas!"

João Diogo, in O Benfica

Despedida



Fica algum amargo de boca, não nos podemos queixar da entrega dos jogadores, mas as lesões, e o escabroso calendário interno, deitaram por terra qualquer hipótese de qualificação para a próxima fase. Mas fico com a ideia, que não somos inferiores aos nossos adversários, no futuro com um bocadinho de mais respeito por parte da FPB, será possível chegar longe nesta competição...

NeoBlanc 21

Tabela Anti-NeoBlanc:

Benfica......... 51 (-9)... 60
Corruptos..... 59 (+12)... 47
Sporting........ 33 (+3)... 30
Braga............ 28 (0)... 28




Mais uma vitória Gloriosa, mais uma vitória em 'inferioridade' numérica, e mais uma vez (eles não se cansam), para abafar os justos elogios aos jogadores, aos técnicos, e ao Clube, voltam a 'fabricar' polémicas. Que seriam notas de rodapé, não fosse a diligência, hipócrita, daqueles que têm mais e maiores telhados de vidro (como o Grão Vasco tão eloquentemente recordou no Pinceladas Gloriosas). A já habitual falta de vergonha, dos ladrões, que clamam por justiça...!!!


A Catedral bem composta, intimida, e mesmo os mais Corruptos o sentem. O Vasquinho é um Corrupto assumido, já seu provas no passado, inclusive na Luz, que consegue roubar pontos ao Benfica à descarada, noutros Estádios também já provou conseguir marcar pontos a favor dos Corruptos. Ontem teve uma arbitragem esquizofrénica, decidiu antes do jogo 'não mostrar' amarelos, para evitar polémicas (um critério completamente oposto ao do Soares Dias no Alvalixo), e por esse lado até acabou por beneficiar o Benfica em algumas situações, e o Marítimo noutras:
-Amarelos por mostrar ao Javi Garcia, Aimar (seria o segundo, sendo que o primeiro foi mal mostrado), e ao Coentrão.
-Amarelos por mostrar ao Ricardo Esteves, e ao Miranda, em ambos o caso seria o segundo e a respectiva expulsão (o primeiro do Ricardo Esteves também foi mal mostrado).
-Comparativamente com outros jogos, até teve bem ao não mandar entrar a equipa médica em várias situações que os Madeirenses faziam ronha.
-Esteve muitíssimo mal, ao permitir 'assembleias' muito prolongadas, sempre que marcou uma falta a favor do Benfica, junto da área do Marítimo.
-O principal erro foi claramente o penalty não assinalado a favor do Benfica. O defesa do Marítimo faz falta. Usa o braço para 'tapar espaço', foi intencional. Se o árbitro não viu (e ele viu) o auxiliar tinha a obrigação de assinalar o penalty.
-O lance do amarelo ao Aimar, é o segundo erro grave, porque a falta existiu, não houve simulação, dava uma falta perigosa, e segundo amarelo ao Ricardo Esteves.
-Curiosamente o auxiliar supostamente 'pressionado' pelo banco errou duas vezes, contra o Benfica, com dois fora-de-jogo mal tirados.
-O golo anulado ao Luisão, foi bem anulado. O Cardozo faz falta, é óbvio que o Marcelo aproveita-se do contacto para se atirar para a 'piscina'. O mais frustrante, é que sem o Cardozo, o Luisão ganharia sempre a bola ao Marcelo...!!! Agora a mesma situação, noutro Estádio, nunca seria anulada...
Como o Boloposte recordou no BnrB, este lance pelo menos serviu para desmascarar (mais uma vez!!!) mais um dos anti-Benfica que nos prejudicou quando era árbitro, e agora como cumentador continua na sua saga. Recordo para que ninguém fique com dúvidas: no lance do Miguel Vítor (Benfica-Nacional) não existe qualquer intenção de jogar a bola com o braço, neste lance do Roberge existe clara intenção em usar o braço para reduzir o ângulo, portanto o Miguel não fez falta, e agora o Roberge fez penalty, o Pedro Lagarto Henriques consegue ter uma opinião completamente inversa!!!
Sobre o que se passou no final da partida, não existe muito a dizer: houve uma discussão acesa, nada mais. Eu no lugar do Jesus também teria dificuldade em calar-me, depois do que passou durante os 90 minutos, onde fomos bastante prejudicados, ouvir os outros a queixarem-se, não é fácil de aceitar. Mas o Jesus e o Rui Costa tal como já acontece com os jogadores, devem afastar-se destas confusões. Quem estava no Estádio pode observar a correria 'maluca' que vários jogadores do Marítimo fizeram em direcção ao árbitro no final da partida, isso sim deveria ser criticado...
As declarações do Pedro Martins no final do jogo, mereciam uma reacção 'à Jesus'!!! (aliás depois daquilo que se passou dentro do campo, já se previa esta falta de vergonha) Não sendo possível aconselho este magnifico post do Éter no Céu Encarnado.
Resumindo foi inacreditável como nos dois jogos para o campeonato o Marítimo não foi goleado pelo Benfica, já na primeira volta o Benfica falhou golos impossíveis, e em ambos os casos foi o Coentrão a decidir!!!




Milagre, uma vitória dos Corruptos 'limpa'!!! Uma raridade...
Agora só espero que o Faquirá, tenha gostado das Sevilhanas, pagas pelo adversário desta jornada!!!
Se calhar quando o Benfica for a Olhão, temos que organizar uma viagem 'turística', talvez assim os níveis de agressividade dos Algarvios baixem...!!!



Não vi o jogo do Braga, na Figueira. Farei uma adenda em caso de necessidade.



No nevoeiro da Choupana, não houve Sebastiões, o Xistra bem tentou, mas nem praticando a nova modalidade 'Futebol 11 para 10' (!!!), o Sporting conseguiu pontuar (mais uma vez) !!! A névoa foi muita, mas mesmo assim deu para ver um Penalty sobre o Mateus, que não foi marcado!!! 'A Bola' resolveu seguir o caminho da piedade, e apresentou uma imagem do golo do Nacional, dizendo que houve um ligeiro fora-de-jogo, o curioso é que a fotografia nada mostra além do nevoeiro!!! Podemos mesmo baptizar este lance como o 'fora-de-jogo da piedade'!!!
(não posso deixar de estranhar a quantidade de vezes que o Xistra apita na Madeira, se eles são pagos ao quilometro, o genro do Coroado, deve ter a conta bancária recheada, ou então a Fruta insular deve estar muito madura!!!)


Anexos:
Benfica

1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
6ª-Marítimo, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
7ª-Braga. Nada a assinalar
8ª-Portimonense, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Paços Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
10ª-Corruptos, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
11ª-Naval, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Beira-Mar, Prejudicados, Sem influência no resultado
13ª-Olhanense, Prejudicados, Sem influência no resultado
14ª-Rio Ave, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
15ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Académica, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Nacional, Prejudicados, Sem influência no resultado
18ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
19ª-Guimarães, Prejudicados, Sem influência no resultado
20ª-Sporting, Prejudicados, Sem influência no resultado
21ª-Marítimo, Prejudicados, Sem influência no resultado
Corruptos

1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
7ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Académica, Nada a assinalar
10ª-Benfica, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
11ª-Portimonense, Nada a assinalar
12ª-Sporting, Prejudicados, Com 2 pontos
13ª-Setúbal, Beneficiados, Com 3 pontos
14ª-Paços de Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Marítimo, Nada a assinalar
16ª-Naval, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar, Beneficiados, Com 2 Pontos
18ª-Rio Ave, Beneficiados, Com 2 pontos
19ª-Braga, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
20ª-Nacional, Prejudicados, Sem influência no resultado
21ª-Olhanense, Nada a assinalar
Sporting

1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar
6ª-Nacional, Nada a assinalar
7ª-Beira-mar, Nada a assinalar
8ª-Rio Ave, Nada a assinalar
9ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
10ª-Guimarães, Beneficiados, Sem influência no resultado
11ª-Académica, Nada a assinalar
12ª-Corruptos, Beneficiados, Com 1 ponto
13ª-Portimonense, Nada a assinalar
14ª-Setúbal, Nada a assinalar
15ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
16º-Paços de Ferreira, Prejudicados, Com 3 pontos
17ª-Marítimo, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
18ª-Naval, Nada a assinalar
19ª-Olhanense, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
20ª-Benfica, Beneficiados, Sem influência no resultado
21ª-Nacional, Beneficiados, Sem influência no resultado
Braga

1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
6ª-Naval, Nada a assinalar
7ª-Benfica, Nada a assinalar
8ª-Olhanense, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave, Nada a assinalar
10ª-Beira-Mar, Prejudicados, Com 2 pontos
11ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Nacional, Beneficiados, Com 2 pontos
13ª-Leiria, Nada a assinalar
14ª-Académica, Nada a assinalar
15ª-Sporting, Prejudicados, Com 1 ponto
16ª-Portimonense, Nada a assinalar
17ª-Setúbal, Nada a assinalar
18ª-Marítimo, Nada a assinalar
19ª-Corruptos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
20ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
21ª-Naval, Nada a assinalar