Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A primeira lenda planetária

"A 25 de Janeiro de 1942 nasceu aquele que foi a primeira lenda planetária do futebol mundial.

Porquê?

Por várias razões. Primeiro porque os míticos jogadores que o antecederam como Pelé, Garrincha, Pukas ou Di Stefano não viveram o tempo da televisão. Depois porque foi um jogador assombroso. Eusébio apenas disputou um Mundial onde foi o melhor marcador e o melhor jogador. Imaginem que o menino tinha tido a possibilidade, como fazem todos os astros, de jogar 2 ou 3 mundiais e 2 ou três europeus?

Quando a FIFA recentemente elegeu os 10 melhores jogadores dos 100 anos do futebol mundial. Lá estava Eusébio, o único que só disputou uma grande competição de selecções, daquelas que definem muito estas classificações.

Todos os outros grandes mitos, tiveram em vários palcos e por diversas ocasiões de Pelé a Cruyff, de Beckenbauer a Maradona, de Van Basten a Platini. Todos repetiram grandes provas, com uma excepção Eusébio da Silva Ferreira.

Eusébio é grande porque foi enorme. Ainda hoje o meu pai, também nascido em Janeiro de 42, para me arreliar, diz que é de um Benfica de Eusébio e Coluna enquanto eu apenas nasci em 1969. Ainda não sei se perdoo aos meus pais não ter nascido mais cedo só para ver Eusébio jogar!!!"



Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!