Últimas indefectivações

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sem Vergonha

"Factos são factos, e, uma vez provados, tornam-se irrefutáveis, podendo, quando muito, ser explicados. Refiro-me àquilo que li, numa excelente peça jornalística publicada pelo 'Público', na edição do passado dia 6, que dá conta da forma como o corredor das equipas visitantes, no Estádio de Alvalade, foi redecorado com imagens hostis e agressivas que incitam ao ódio, ao confronto e que fazem mesmo uso de símbolos que nos remetem para a memória mais trágica do século XX, com cruzes de ferro e saudações fascistas.

O texto assinado por Hugo Daniel Sousa é construído com grande objectividade e indiscutível suporte factual, o que torna inaceitável por parte dos dirigentes sportinguistas.

Opções como esta, ou seja a de fazer da sala de visitas para quem vem de fora, um espaço de crispação e violência anunciada, nunca surgem por acaso, ainda que nos queiram fazer crer o contrário. A escolha dos símbolos e do clima que eles geram e dos sentimentos que induzem nunca pode resultar apenas da opção estética de uma equipa de decoradores e 'designers'.

Comprovada esta situação, é bom que se recorde que isto acontece num momento em que, no Mundo do Futebol, na Europa e noutros continentes, decorrem campanhas contra o racismo, contra violência e contra qualquer forma de discriminação ou confronto que possa tornar os estádios perigosos e infrequentáveis.

Imagine-se que é uma pessoa receber visitas em casa e decorar o quarto onde pernoitam com fotografias que as intimidam.

As opiniões de Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga, e do prestigiado jurista José Manuel Meirim, inseridas na peça jornalística citada, têm de ser lidas e levadas à letra, pois não deve haver passividade cúmplice perante aquilo que as fotos que ilustram o artigo eloquentemente documentam. Já agora, o que têm a dizer sobre o assunto ex-presidente do clube como o Pedro Santana Lopes, agora a dirigir a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. É que um caso como este nada tem de misericordioso."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!