Últimas indefectivações

domingo, 18 de março de 2012

Mister, Jaime da sua Graça

"Quase sem ninguém dar por isso, como se o fizesse às escondidas, espalhou com uma generosidade rara nestes tempos de áspero e desumano egoísmo, os ensinamentos de uma actividade desportiva ímpar da qual foi figura grada, aliada a uma conduta cívica e humana inexcedível.

Tive o grato privilégio de ser seu discípulo no sector da Formação, esse alfobre de juventude talentosa de onde sairão as futuras 'papoilas saltitantes' do Futebol Benfiquista. Desse proveitoso contacto quase diário beneficiei para além dos conhecimentos de uma prática desportiva e pedagógica de grande relevo Nacional e Internacional, primeiro ao serviço do Vitória de Setúbal, sua terra natal, e depois do nosso Benfica e Selecção Nacional. Foi um tempo que significou para mim cativante fonte de inspiração social, desportiva e humana.

Partiu e deixou-nos, ao menos fisicamente. Mas pelo seu entranhado amor e dedicação de tantos anos ao nosso Glorioso, aqui estou a prestar-lhe a modesta mas sentida homenagem de quem o profundamente admirou.

Somos vítimas do tempo. É ele que nos furta ao futuro largo para nos entregar às cadeias inquebráveis do passado. Não adianta iludirmo-nos. Mas na vida, como no Futebol, a lei é, e será sempre viver, lutar e vencer. Portanto, vamos continuar. Consigo. Orgulhosos do seu exemplo, da sua humildade, do seu magnífico perfil humano, do seu indefectível Benfiquismo.

Perdoe-me esta lágrima teimosa que me queima o peito e enrodilha a alma, mas é desesperante ver partir assim, irremediavelmente, mais uma legenda cimeira do riquíssimo património humano e desportivo do nosso Sport Lisboa e Benfica.

Calou-se aquele 'Ó pá...' com que começavam todos os seus conselhos, ralhetes e ensinamentos. A sua cadeira está vazia. O seu portátil está fechado. Mas a nossa memória está repleta pelo ETERNO LEGADO que nos deixou.

Mister Jaime da sua Graça. Obrigado! A gente qualquer dia vê-se..."


Renato Paiva, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!