Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ou Jesus... ou Oliveira

"Luís Filipe Vieira (LFV) tem dois caminhos para atenuar o efeito de mais uma tentativa falhada de reconquista do título de campeão nacional em ano de eleições: ou faz deflagrar uma “bombinha artesanal” com o despedimento de Jorge Jesus (provocando mais uma onda de falsas esperanças) ou reforça a posição do treinador e provoca o rebentamento da “bomba atómica”, ao criar as condições de não renovação do contrato com a Olivedesportos, em matéria de direitos televisivos. Estou certo de que, entre uma coisa e outra, os benfiquistas preferem a... “revolução”.
É o momento de Luís Filipe Vieira decidir se quer ficar na história do Benfica pelos melhores ou pelos piores motivos. O que fez não chega. Já passou o efeito do “furacão Vale e Azevedo” e, por esta altura, os sócios do Benfica querem mais. Querem títulos mas querem, igualmente, posições firmes, determinadas e eficazes no sentido de contrariar a cimentada hegemonia do FC Porto. E isso só é possível se forem questionados alguns dos pilares que sustentaram a hegemonia portista, para além da competência técnica que deve ser reconhecida a muitos dos momentos de glória do futebol azul e branco. Um desses pilares chama-se, indubitavelmente, Olivedesportos. No confronto directo com Pinto da Costa e o FC Porto, Vieira tem perdido. Resta o confronto indirecto. E não é nem através da Liga, nem através da Federação, que não são “sedes de poder” mas “sucursais de poder”. Basta estar atento à composição dos jactos particulares nos momentos dos grandes embates do futebol português no plano internacional e tudo o resto se tornará mais claro...
É essa escolha que LFV tem de fazer. E se tiver coragem para a operar é preferível concretizá-la com um treinador que já conheça o clube, os jogadores e os adversários. Esse treinador é Jorge Jesus. Com todos os seus defeitos e limitações conseguiu dar uma nova dimensão ao Benfica. Neste momento – à excepção de Mourinho e talvez André Villas-Boas, que não deve querer meter-se em sarilhos... – o presidente dos encarnados não tem à disposição, pronto para entrar na Luz, melhor treinador do que Jorge Jesus.
Esta é uma boa altura para, com ele, resolver as “sombras” do plantel. Vender dois ou três activos, fazer mais-valias e potenciar, de novo, outros valores para o mercado. Com a vantagem de reduzir as opções de escolha do rival (Pinto da Costa já “denunciou” o interesse do Benfica em Leonardo Jardim, e é preciso saber interpretar esses sinais).
Esta seria a melhor estratégia de Luís Filipe Vieira em ano eleitoral. Mas reconheço que é preciso coragem para focar o objectivo e não hesitar.

Nota – O Sporting não merece que o medo e a chantagem lhe roubem a virtude. Sá Pinto e a equipa de futebol não mereciam isto. Estranho é que ainda não tenham ocorrido demissões. Poder sem honra é abuso de poder. O pós-Roquette fez mergulhar o clube numa situação de permanente emergência. Já não era fácil tirar o Sporting dos “cuidados intensivos”. Mas “condená-lo à morte” desta maneira, com mácula e sem oposição, é que parece demasiado irresponsável."


PS: Num curto espaço de tempo, sou obrigado a concordar com outra das personagens mais 'deprimentes' do universo desportivo Português!!!
Lembram-se da última entrevista do Vieira na TV? Nessa altura o Benfica levava o vantagem 'confortável' e a confiança era generalizada. A entrevista foi morna, e mais uma vez o tema predilecto entre os Benfiquistas, no rescaldo, foi novamente o contrato com a Olivedesportos. Praticamente todos rogavam por um distanciamento em relação à 'familia' Oliveira (onde eu, me incluo)!!! Poucos, muitos poucos, defendiam que o Benfica devia assinar com quem oferecesse mais dinheiro, independentemente de quem fosse o 'pagador'!!!
Mas entre os que defendem a ruptura total com o Oliveira, poucos, muitos poucos, têm consciência de todas as consequências de tal decisão!!! Poucas semanas antes, o 'mano novo', António Oliveira, noutra entrevista, tinha admitido 'à descarada', que o seu Mano Velho domina os bastidores do Futebol Português (O famoso Sistema de duas 'cabeças' - dois tronos -, um para o Pintinho, outro para o Oliveirinha 'do roupão'!!!), praticamente ao mesmo 'nível' do Padrinho. Contrariar Joaquim Oliveira é quase uma 'sentença de morte' em Portugal (e não é só no desporto. Perguntem ao Vara!!!). Ainda ontem, a nossa Leonor, no seu sublime exercício futurista, resolveu justificar o futuro e hipotético declínio dos Corruptos, com um conflito com a Olivedesportos (não seria um aviso da Leonor?)...!!!
No actual estado de impunidade nacional, confrontar abertamente a Olivedesportos, tem imediatas consequências negativas nos resultados desportivos, mesmo numa instituição do tamanho do Benfica. É inevitável. Quem prometer o contrário, está mentir, ou é ignorante...
As perguntas que devem ser feitas aos Benfiquistas e que o Santolas se 'esqueceu' de descrever na sua crónica são as seguintes:
Estão os Benfiquistas disponíveis, neste momento, a declarar 'guerra' a mais um adversário, muito poderoso, que tem uma enorme influência no resultado final das partidas?!!!
Será que os Benfiquistas têm 'paciência' para continuar a ficar afastados dos títulos (pelo menos com a regularidade que o Benfica 'merece')?!!!
A maneira como muitos Benfiquistas têm reagido a mais este frustrante final de época, diz-me que não. Os mais acérrimos defensores da ruptura com a Olivedesportos, são ao mesmo tempo, os mais acérrimos opinadores anti-Jesus e anti-Vieira...!!!
Mais uma vez a solução na minha opinião está na gestão das expectativas... eu sei que muitos confundem isto, com o baixar do grau de exigência, divagam com as bandeiras do passado, que o Benfica já não é o Benfica, consideram-se humilhados constantemente, etc. etc. etc...
Eu defendo a ruptura com Olivedesportos, mas tenho consciência que isso terá um impacto directo nos resultados desportivos (adenda 'a pedido' do Master: sim, ainda é possível ter resultados piores...!!!). Mas duvido que esta mensagem seja compreendida (e interiorizada) no universo Benfiquista, e assim, infelizmente, prevejo um futuro com ainda mais destabilização interna... Com qualquer treinador, e com qualquer Direcção...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!