Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Taça da Liga

"Bem sei que a Taça da Liga está para o futebol como o vencedor final das metas volantes está para o Tour de França. E também sei como é regra enfatizarem-se as competições que se ganham e desdenhar-se das que se perdem.
E, no entanto, para se vencer a Taça da Liga é necessário ser vitorioso em 5 jogos, sendo um deles, por regra, contra um grande. Quem nunca ganhou esta Taça acha que outra - chamada pomposamente Supertaça - tem mais pedigree. Ainda hoje não percebo porque se lhe chama super quando, não raro, é disputada entre o campeão da Liga e o vencido da Taça de Portugal...
Para a história, o Benfica venceu a quarta Taça da Liga consecutiva. Curiosamente, só numa delas com um resultado folgado: contra o Porto por 3-0 e onde o mesmo árbitro de sábado, Jorge Sousa, deixou incólume a barbárie de Bruno Alves e do tatuado Meireles.
Venceu-a contra um valoroso Gil Vicente que tinha eliminado o Sporting e o Braga. Curioso é que foi esta Taça, dita de segunda ordem, que muito terá contribuído para o afastamento do então treinador leonino.
A final deixou à vista, ainda, um erro de gestão do plantel encarnado. Matic, Capdevila e Saviola demonstraram quão importante poderia ter sido uma melhor e mais equilibrada rotação da equipa. Sobretudo Saviola, um jogador de grande integridade profissional e de uma inteligência no campo acima da média.
No fim, um certo sabor agridoce. O Benfica salva a época com esta taça. Provavelmente, o Porto vai salvar a época com o campeonato. Faz diferença. E logo este ano, em que é difícil compreender como se perde uma liga relativamente fácil..."

Bagão Félix, in A Bola

PS: O Matic antes do jogo com o Chelsea, sempre que era utilizado, era sempre criticado, nem que fosse com o típico: '...não jogou mal, mas o Javi é outra coisa...'!!! Agora temos o inevitável: '...devia ter jogado mais...'!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!