Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de julho de 2012

Transparência

"Não sei até que ponto a decisão poderá prejudicar ou não o interesse imediato do Benfica. Desconheço as razões do timing da mesma e não me custa a acreditar que não sejam totalmente inocentes. Não deixo, mesmo assim, de saudar a proibição de empréstimos de jogadores a clubes da mesma competição, imposta pela Liga, resolução que, a meu ver, só peca por tardia.
É verdade que, num mundo perfeito, seria interessante que alguns jovens dos quadros dos principais clubes pudessem rodar noutras equipas, onde tivessem mais tempo de utilização, e onde pudessem mostrar-se semana a semana. Acontece que o mundo está longe da perfeição, e o futebol português é um mar de interesses obscuros, suspeições, mentiras e chico-espertices, onde o adepto come e cala, acabando frequentemente tomado por idiota útil.
As escutas do Apito Dourado apenas confirmaram aquilo que muitos já suspeitavam: que havia quem fosse capaz de tudo para vencer, fazendo tábua rasa da ética e das leias sempre que interesses próprios se sobrepusessem.
Não sejamos ingénuos. Quem corrompe árbitros, quem corrompe jornalistas, quem corrompe dirigentes federativos, facilmente corromperá também outros agentes, entre os quais, os próprios jogadores. Por maioria de razão, se estiverem na órbita da sua dependência laboral. Se observarmos com atenção alguns jogos do nosso Campeonato, ficaremos, por menos, desconfiados com aquilo que vemos. Não só relativamente a jogadores emprestados, mas também a pré-contratados, ou agenciados por este ou aquele empresário, e objecto de promessas de contratos futuros, em Portugal eu no estrangeiro. Creio que a corrupção no futebol está longe de se esgotar na arbitragem, sendo até mais fácil a um guarda-redes, ou a um defesa-central, subverter um resultado sem que ninguém se aperceba, ou passa mais tarde comprovar. Há, de resto, bibliografia sobre o tema.
Esta medida não resolve a questão, mas parece-me um passo no sentido de a limitar, ainda que ligeiramente. É, por isso, digna de louvor."

Luís Fialho, in O Benfica 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!