Últimas indefectivações

domingo, 9 de setembro de 2012

"É no Benfica que sou feliz"


"...
- Como analisa, no plano futebolístico, o seu início de época, no regresso ao Benfica? É o que esperava?
- Está a ser ainda melhor. Não esperava começar tão bem e por isso estou ainda mais satisfeito. Marquei no primeiro jogo, frente ao SC Braga, e foi uma sensação linda. Espero dar sequência aos grandes jogos até final da época.

- Quem é que fez mais força para regressar ao Benfica?
- Todas as partes. Eu sempre quis voltar. Nunca quis sair depois de ter estado aqui uma época (2010/2011). Hoje estou feliz. A minha mulher também sabia que aqui é que eu era feliz. O clube também fez um esforço para que eu voltasse e agradeço esse esforço.

- Isso de ser o jogador mais caro de sempre do clube é uma grande responsabilidade?
- Nem penso nisso. Estou muito tranquilo, estou no Benfica com a mesma esperança de ganhar de todos os meus colegas, com os mesmos objectivos e tentarei ajudar a equipa ao máximo.

- Já notou diferenças entre 2011 e 2012?
- Nos jogadores que não conhecia. Mas o que não mudou foi aquilo que é o Benfica: a grandeza do clube. Há muita gente de fora que não sabe o que é o Benfica. Felizmente tive a oportunidade de conhecê-lo e por isso quis regressar.

- O que lhe oferece o Benfica que outros clubes não lhe dão?
- Uma felicidade única, talvez só comparável aos tempos em que comecei a jogar na equipa principal do meu clube, o Lanús. E depois há essa oportunidade de jogar na Champions: é a melhor competição, na qual quero chegar o mais longe possível.

- E o que mudou em si, além de ter sido pai?
- Na forma de jogar não sei... Bom, eu tento sempre evoluir e crescer como jogador e como pessoa. E com a chegada do meu filho Valentino a minha vida mudou, mas para melhor.

IMPRESSIONADO COM RODRIGO
- Dos jogadores que só agora conheceu, qual deles o impressionou mais?
- Witsel. Mas Rodrigo também é um grande jogador. Na minha primeira época só fiz três treinos com ele (o avançado foi entretanto emprestado ao Bolton, de Inglaterra). É muito bom jogar com ele.

- Jorge Jesus já admitiu a possibilidade de você jogar a avançado. Testou-o na frente com Rodrigo e gostou muito dessa solução. O que pensa dessa hipótese?
- Não penso muito nessa hipótese porque gosto mais de jogar a extremo-direito, embora não tenha quaisquer problemas em jogar como avançado. Porque é um lugar onde joguei no Atlético Madrid, no Lanús e nos juniores da selecção argentina. Não tenho problemas, porque estou mais perto do golo, mas...

- ...prefere actuar nas alas, é isso?
- Sim. Mas, como disse, não terei problemas se o mister decidir colocar-me a avançado porque é uma posição que posso fazer.

«PRIORIDADE É VENCER O CAMPEONATO»
- Volta à Champions. Na sua primeira época as coisas não correram bem na prova. O que espera em 2012/13?
- Ajudar a equipa ao máximo, para torná-la competitiva. Vamos tentar chegar o mais longe possível numa competição onde estão as melhores equipas. Na época passada o Benfica teve uma participação muito boa mas espero que este ano façamos ainda melhor.

- Qual a prioridade do clube?
- Com a grandeza que tem o Benfica, temos de conquistar muitos títulos. O grande objectivo é ganhar o campeonato e o máximo de títulos que possamos vencer.

- Gostou muito da sua primeira época na Luz mas o clube venceu apenas uma Taça da Liga. O desejo de voltar também foi alimentado pela vontade de ganhar mais coisas?
- Sempre vou querer ganhar mais. Se tivesse sido campeão no ano em que estive no Benfica e conquistado a Taça de Portugal e a Taça da Liga, nos anos seguintes iria ter a mesma vontade de vencer. Em 2010/11 só conseguimos ganhar a Taça da Liga mas agora espero conquistar mais coisas.

- O final da sua primeira época na Luz terminou mais cedo, com uma lesão contraída em Eindhoven, a 15 de Abril, fracturando o quinto metatarso. Hpuve quem dissesse que, se tivesse continuado, o Benfica teria mais hipóteses na Liga Europa (foi eliminado nas meias-finais pelo SC Braga). Sente que ficou algo por fazer?
- Fiquei muito triste pela lesão e não gostei da forma como encerrei a minha primeira etapa no Benfica, com uma paragem de três meses. Gostaria de ter ido até ao fim até porque tinha esperança de chegar à final da Liga Europa e ganhá-la. Mas não foi possível e agora espero chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões.

- Nessa época marcou 10 golos em todas as provas. É uma marca para ultrapassar já este ano?
- Marcar mais de 10 golos é um dos meus objectivos. Quero superar-me sempre.

- Cristiano Ronaldo revolucionou o papel de um extremo. Um jogador da posição de Salvio é agora obrigado a marcar mais golos do que, por exemplo, há cinco anos?
- Bom, jogadores como Cristiano Ronaldo e Messi são de outro mundo. Juntos, marcam mais golos do que muitas equipas inteiras. Tentarei marcar o maior número de golos possível e melhorar dia a dia. Trabalho dia a dia para superar-me.

- Nota-se nas suas palavras que acredita numa grande época...
- O Benfica tem tudo para ser campeão e conseguir outros títulos. E eu espero ajudar muito.

«Barcelona não é invencível»
...
- Estamos a falar da melhor equipa do Mundo, juntamente com o Real Madrid. Serão jogos muito difíceis mas o Barcelona não é invencível. O Benfica também tem grandes jogadores e tentaremos aproveitar todas as oportunidades para marcar.
...

«Temos de pensar nos que cá estão»
...
- Javi Garcia e Witsel são grandes baixas na equipa mas temos outros jogadores que podem fazer tranquilamente esse trabalho.Matic é muito bom e para a posição de Witsel temos Carlos Martins e Aimar.
Temos que pensar no Benfica e na equipa que temos. Os que saíram são grandes jogadores mas há que pensar nos que cá estão e na força que teremos todos juntos.
... (Saviola)...
- Gostaria que ele tivesse ficado, pela amizade que tenho com ele, mas o futebol é assim... Se ele se der bem em Málaga, ficarei feliz."

Salvio, in A Bola, por Fernando Urbano

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!