Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Hillsborough, revisitado...



Existem acontecimentos que por razões desconhecidas nos marcam mais do que outros... apesar da tragédia de Heysel (1985) ter tido um tratamento mediático mais 'barulhento' na altura, pessoalmente fiquei muito mais impressionado com a tragédia de Hillsborough (1989)... Se em Heysel assistimos a um acto criminoso cometido por alguns - premeditadamente ou por negligência... -, em Hillsborough aparentemente tinha sido um 'acidente', e se calhar por isso, como espectador futebolistico 'profissional' - desde de sempre -, senti-me mais próximo de Hillsborough. Numa altura onde a organização dos jogos era mais amadora, também passei por alguns 'apertos' - a sensação de andar pelo 'ar', empurrado... ou comprimido numa multidão, sem 'vontade' própria, é algo que não se esquece facilmente... -, talvez por isso, por poder ter-me acontecido, Hillsborough marcou-me.
Acompanhei de perto toda a polémica que se seguiu... Com os adeptos do Liverpool a acusarem a organização e a policia, desde do primeiro minuto... Mas com a fama que os hooligans de Liverpool tinham desde Heysel, foi fácil 'empurrar' todas as responsabilidades para cima dos adeptos... Não foi por falta de testemunhos, que a investigação não apurou a verdade, fizeram-se inclusive documentários apontando as falhas da organização e as incongruências do relatório oficial inicial...
Mas foram precisos 23 anos, para finalmente as autoridades reconhecerem a VERDADE. A Policia Inglesa, infelizmente, já tem um curriculum longo de encobrimentos, mas também é verdade que a sociedade Inglesa tem esta extraordinária capacidade de não deixar enterrar as questões e reconhecer os erros, nem que seja 23 anos depois!!!
Foram vendidos bilhetes a mais, os adeptos queriam ocupar outros sectores mas a organização empurrou-os a todos para o mesmo, quando a Polícia temia a existência de problemas fora do Estádio, alguém resolveu abrir uma porta que devia estar fechada e que encaminhou os adeptos para um sector que já estava cheio, a Policia inicialmente não permitiu que os adeptos fugissem para o relvado, a segurança passiva do recinto também não ajudou, a coordenação da acção de socorro foi péssima... 41 vidas podiam ter sido salvas, se o socorro tivesse sido feito com eficácia...!!!







No Estádio da Luz, nas últimas épocas, principalmente nos jogos com os Corruptos, a PSP tem tido atitudes absurdas, provocatórias, chegando mesmo a incentivar a violência... Em todos os Clubes existem adeptos indesejáveis, infelizmente o Benfica não é excepção... mas aquilo que tem acontecido junto da Estátua do Eusébio - recentemente baptizada Praça dos Heróis -, quando os adeptos Corruptos estão a entrar no Estádio a centenas de metros de distância, é ridículo. A carga policial dentro do espaço comercial foi criminosa, felizmente não houve fatalidades - mas houve feridos graves... -, como é costume em Portugal, o encobrimento tem sido total - com a comunicação social a ajudar... com os jornaleiros 'infiltrados' na Polícia de Intervenção, a passarem a imagem de 'zona de guerra'...!!! -, em vez de se questionar as razões dos conflitos, fazem-se julgamentos baseados em preconceitos, misturando tudo... ao não separar os actos criminosos ou de vandalismo cometidos nos recintos desportivos, com os excessos de 'zelo' policiais, que acontecem no Portugal desportivo, mais vezes do que aquilo que as pessoas podem pensar (por exemplo Setúbal-Benfica à 2 épocas!!!), estamos a ser cúmplices de uma situação, que no limite pode-se transformar num Hillsborough II !!! Se ninguém assume os erros, não se pode melhorar os procedimentos...

O pedido de desculpa do Primeiro-Ministro Inglês (personagem que até nem gosto...) é um exemplo de como numa verdadeira Democracia, com uma sociedade livre, com uma comunicação social agressiva e sem medo, se pode ambicionar Justiça para todos... nem que seja 23 anos depois!!! Em Portugal, se daqui a 23 anos, alguém reconhecer o estado totalmente Corrupto do desporto Português já ficava feliz, mas nem com as principais personagens enterradas, isso vai acontecer... afinal de contas estamos em Portugal!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!