Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Perninhas curtas

"O povo é que sabe: a mentira tem perna curta. E poucas coisas há mais tristes do que um mentiroso apanhado na sua patranha.
Sabemos que o Gaseificado tem por hábito jurar. Sinal que não conhece a verdade do povo: quem mais jura mais mente. Ele jura sem rebuço. Jura por Deus, jura pela saúde da descendente, pobre infeliz, jura por ele mesmo, como se valesse alguma coisa. Os seus embustes multiplicam-se. Nós, que observamos à distância a sua degradante indigência, teríamos vontade de gargalhar, não fosse tudo dramaticamente grotesco. Porque as mentiras do Gaseificado, valham elas os milhões que valerem, são seguidas caninamente pelos seus asseclas. Entregam-lhes páginas de jornais e é vê-los rabiscar furiosamente, como se latissem à ordem do dono. O Banqueiro Esclerosado, o Merceeiro Amaneirado, o Copiador Barato de Livros Alheios: uivaram em uníssono a patranha propagada.
Sabemos todos nós, habituados à charlatanice a que se dedicam semanalmente, que não figuretas de segunda apanha, sem opinião nem vontade que não sejam as ditadas pelo Rei da Intrujice. São anõezinhos de perna curta e pensamento seboso que fartam pelo fedor. Estão envoltos em tantas caraminholas que desistiram de viver do lado de cá da honestidade para viverem do lado de lá da hipocrisia. Nada os fará mudar. Nem a morte. Levarão para a tumba a sua velhacaria e a sua aleivosia com um sorriso nos lábios. E nem para adubo terão utilidade. Mas, até lá, misturando letras ao acaso desprezando a ortografia e a sintaxe, arfando com a língua de fora pelas migalhas de pão velho que o seu mentor decrépito deixa cair em seu proveito. E que fazem deles homens torpes mas animais felizes."

Afonso de Melo, in O Benfica

PS: Só hoje - Quarta-feira -, através dos correios, recebi o  jornal O Benfica!!! Que deveria ter chegado na Quinta-feira da semana passada. Mesmo com o particular do Benfica no Algarve com o Bétis, a obrigar o fecho da edição um pouco mais tarde, na Sexta-feira deveria ter recebido o jornal... Mas, infelizmente, estes são os serviços que vamos tendo neste País...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!