Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os números e o futebol

"Os números e as estatísticas misturam-se com o futebol esta semana. Não é possível separar os dois numa análise objectiva. O Benfica perdeu com o Barcelona por uma razão muito simples: o Barcelona é melhor que o Benfica.
Se o jogo se repetisse duas ou três vezes, o mais natural era o Barcelona ganhar sempre, e se por alguma vez o Benfica se distraísse, podia 'levar para contar'. Este Barça é de outro mundo. O Benfica organizado e competente apenas evitou um atropelamento que muitos esperavam. Como dizia com graça Pablo Aimar o Barça não empresta a bola para o adversário jogar.
Na matemática do grupo nunca esperei ver a vitória do Celtic em Moscovo, surpresa enorme, que pode ajudar nas contas encarnadas. São números com novos perigos, pois deslizes em casa frente a russos ou escoceses, até a Liga Europa poderiam comprometer. Certo que, se o Barcelona ganhar os seus jogos em casa para se apurar e isto são contas muito boas nesta Liga dos Campeões.
Por falar em contas boas, assumimos novamente a liderança deste Campeonato graças a um Rio Ave surpreendente e a um Benfica competente em Paços de Ferreira. Mesmo com a eficácia em baixa - falhou-se muitos golos - houve talento que resolveu contra um Paços superiormente treinado.
Não alterando o meu vaticínio que FC Porto e Benfica, em condições normais, não perdem muitos pontos neste Campeonato, tenho tido boas surpresas de equipas teoricamente menos fortes. Mesmo constatando que o FC Porto ganhou aos três últimos da tabela, e que o Benfica perdeu pontos com terceiro e quarto classificados, arriscava dois jogos fáceis para ambos neste fim de semana.
Gostava de acreditar num Sporting a pontuar no Dragão mas a probabilidade é quase nula."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!