Últimas indefectivações

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Luisão, Artur e Matic

"1. (...)

2. Mas, esta semana, falemos dos homens que merecem registo. Um deles é Zlatan Ibrahimovic. Marcou os quatro golos com que a sua Suécia derrotou, em casa, a Inglaterra. O jogo era, como quase todos os outros desta semana, amigável. Mas, o seu último golo é, sem qualquer dúvida, um dos grandes golos deste século e será referenciado no ranking do futebol mundial. O seu fabuloso pontapé de bicicleta, de longa distância, e que surpreendeu Joe Hart, é uma verdadeira 'obra arte'. Para ser visto e revisto. Guardado e recordado. E, para ele, decerto, um reforço da sua já elevada auto-estima. Que o tem acompanhado e condicionado na sua vida de profissional de futebol.

3. Foi uma defesa impossível. Mas, afinal, não necessária. O lance foi anulado, já que a bola havia ultrapassado, no momento do cruzamento, a linha de fundo. Por mim, nesse instante adepto de sofá, saltei e dei graças a Artur. Mas, a defesa  de Artur Moraes, guarda-redes do Benfica, no jogo frente ao Rio Ave, foi uma defesa de outro mundo. Sabemos que todos nós, seres humanos, sentimos a necessidade de nos apreciarmos. E a auto-estima, na linha de Luis Rojas Marcos, é um elemento determinante do nosso equilíbrio emocional, da nossa integridade como cidadãos e do nosso sentido de segurança. Artur Moraes tem crescido, e muito, no Benfica. É legítimo que sonho, desde já, com uma convocatória para a Selecção brasileira de futebol. Estou certo que continuará a ser um dos baluartes de um Benfica que ambiciona chegar longe em todas as competições em que participa nesta época.

4. Moreira de Cónegos significou a passagem do Benfica aos oitavos de final da Taça de Portugal, mas, acima de tudo, significou o regresso, à competição, de Luisão. E regressou com convicção e galhardia. A mesma com que voltou a envergar a braçadeira de capitão. Acrescendo, aqui, o orgulho evidente. Mas, também, vimos confiança. A mesma que sentimos que cresce, jogo a jogo, em Matic. E, neste jogador, vimos garra. Sentimos atitude. E sentido de equipa. O que nos tranquiliza.

5. Em Moreira de Cónegos voltou a falar a luz. Parece que o Benfica provoca, de vez em quando, apagões. Não temos notícia de incidências semelhantes em outros jogos ou situações. O Benfica, em vez de ser um factor de tranquilidade para as frágeis tesourarias dos clubes que visita, parece ser um elemento de desassossego para as linhas eléctricas que abastecem os estádios que o acolhe. Não será caso para pedir inquéritos. Nem para fazer julgamentos precipitados ou apressados. É caso para se dizer que são fases eléctricas de infelicidade. Mas que não perturbam nem os atletas, nem os árbitros envolvidos. Que variam. O que permanece é o apagão em três jogos do Benfica. Mas, na Luz, e com muita luz e fé, teremos que ultrapassar o Celtic. É bom não esquecermos que foi uma das poucas equipas que, nesta época, derrotou o Barcelona em que Messi continua a fazer das suas. Como, ontem, o Saragoça percebeu.

6. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!