Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sem piedade

"Estávamos em 2005. O Benfica sagrava-se Campeão após longo jejum. O Sporting chegava a uma final europeia, e discutia o título nacional até à penúltima jornada. O FC Porto, com três treinadores numa temporada, afundava-se em equívocos, via o seu presidente detido para interrogatórios - após uma fuga muito mal explicada -, e via tornarem-se públicas muitas das práticas de que tinha feito uso para dominar o Futebol português dentro e fora dos campos.
À oportunidade histórica que se deparava aos clubes lisboetas para acabar de vez com o polvo de Pinto da Costa, o Benfica respondeu afirmativamente, com a denúncia insistente daquelas práticas, com a luta pela verdade desportiva, e com a zelosa tentativa de trazer o Sporting para esse combate. Porém, o clube de Alvalade, tolhido pela cegueira de um eterno ódio ao vizinho, assobiou para o lado, e preferiu participar nas festividades do Tetra-Campeonato que, assente na impunidade, o FC Porto alcançou nos anos seguintes.
O tempo foi passando. O Benfica investiu fortemente na sua equipa, e recolocou-se, a par do rival nortenho, na luta pelos títulos. O Sporting foi caindo para níveis capazes de fazer corar de vergonha o seu respeitável historial.
Há agora quem, tocado pela comiseração, fale em solidariedade para com o 'Velho Rival'. Há quem diga que o Sporting, enquanto candidato a títulos, faz falta ao Futebol. Pois por mim, honestamente, não faz falta nenhuma. Na verdade, quando podia, e devia, ser útil - não ao Benfica, mas à verdade desportiva, e à purificação do Futebol português -, o Sporting demitiu-se das suas responsabilidades, preferindo obsequiar Pinto da Costa, e regozijar-se com os seus triunfos. Com mesquinhez e vistas curtas, falhou o encontro com a história. Perdeu, e perdeu-se nos seus próprios labirintos.
Se o Campeonato Nacional tender agora para uma bipolarização, não esperem pois as minhas lágrimas. Cada um tem o que merece. Afinal de contas, a liga Espanhola é disputada a dois, e nem por isso perdeu o seu encanto."

Luís Fialho, in O Benfica

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Também já cheguei a ter pena dos "pobrecitos" mas agora não tenho!

    Os maus sentimentos pagam-se caro!

    Que desapareçam e vão para a IIª.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!