Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um dérbi como os outros

"Longe vão os tempos em que os Benficas-Sportingues e os Sportingues-Benficas se disputavam à luz do dia, alimentando (pelo menos) duas tardes de domingo por ano. Umas vezes com chuva, outra vezes com sol, alternância que também acontecia com os resultados (felizmente com mais sol do que chuva), e os correspondentes sorrisos ou esgares de tristeza com que enfrentávamos a manhã da segunda-feira seguinte.
Razões que escapavam à lógica do Desporto e do espectáculo, empurram hoje os grandes 'clássicos' do Campeonato português para dias de semana e horários absurdos. Não é assim em Inglaterra, Itália ou Alemanha (onde também há televisão, mas continua a jogar-se aos sábados e domingos à tarde). É assim por cá, o que se lamenta.
Porém, à excepção da calendarização obtusa, nada mudou na essência competitiva do grande dérbi lisboeta. De um lado o Sporting , do outro o Benfica. E, independentemente da conjuntura classificativa, sempre uma total incerteza quanto ao desfecho final.
Não ignoramos o momento por que passa o nosso eterno rival, mas não podemos deixar-nos enganar pelas aparências. Ninguém duvide que o Sporting, mesmo perdendo com Rio Aves, Videotons, Genks e Moreirenses, vai apresentar-se nesta segunda-feira com a alma fortalecida pela cor das camisolas que terá por diante. Afastado das provas europeias, da luta pelo título, e da Taça de Portugal, o objectivo dos 'leões' será (como sempre foi, mas desta vez em exclusividade) complicar a vida ao Benfica, retirando-o da liderança. Podemos, pois, estar certos, de antemão, que iremos assistir à melhor exibição da época sportinguista, e só um Benfica ao seu melhor nível será capaz de evitar um resultado menos positivo. Sabemos que somos mais fortes, mas teremos de o demonstrar em campo.
A história está cheia de resultados surpreendentes neste tipo de confrontos. Alguns bem dolorosos. Outros bastante saborosos. Com ambição, confiança, mas sobretudo, com concentração e garra, seremos capazes de evitar uma desagradável surpresa."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!