Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Se

"Se Artur não tivesse errado o Benfica ganharia o clássico?
Dois clamorosos falhanços marcaram o clássico da Luz: o indesculpável erro de Artur que deu o segundo golo ao FC Porto e a perdida de Cardozo a 13 minutos do fim. Mas, sem esses dois falhanços, o Benfica teria ganho o jogo? Duvido.
Sem o erro de Artur, talvez o Benfica não marcasse o segundo golo. Aliás, os dois golos do Benfica surgiram como resposta aos golos do Porto. O Benfica reagiu a esses desaires como um animal ferido, e as bombas de Matic e Gaitán foram explosões “de raiva”.
E a perdida de Cardozo? Se ele tivesse marcado, o Benfica ganharia o desafio? Também não sei. Vendo-se a perder, o FC Porto atirar-se-ia loucamente em busca do empate, e o jogo não acabaria como acabou: num duelo chato a meio campo.
Sobre o falhanço de Cardozo, que tanto desesperou Jesus e os benfiquistas, há sobretudo que tirar o chapéu ao guarda-redes Helton – o qual, com uma agilidade de gato, tocou com a ponta dos dedos na bola, desviando-lhe a trajectória e cortando-lhe o efeito, que a levava direitinha para as malhas.
Quanto ao jogo, ficou claro que, para o FC Porto, as vitórias alcançam-se vencendo a batalha do meio campo. Assim, povoou o meio campo da Luz com uma floresta de pernas e de músculos, onde era muito difícil trocar a bola, obrigando o Benfica a jogar o tal futebol directo que irritou Vítor Pereira. Mas essa aposta no meio campo, se dificulta muito a vida aos adversários, também limita a própria equipa do FC Porto, roubando-lhe agressividade.
Note-se que Artur não fez uma única defesa durante os 97 minutos de jogo, e os dois golos do Porto resultaram dos dois únicos remates à baliza, ainda por cima em lances fortuitos."

1 comentário:

  1. Se o meu avô... bem, não quero chegar ao mesmo tipo de raciocínio do nosso seleccionador nacional, mas eu tenho uma visão diferente do que poderia ter acontecido se Artur não tivesse tremido:

    - muito provavelmente, a equipa encarnada teria serenado o seu jogo e partir para uma exibição bem mais positiva.

    - muito provavelmente, Artur mais calmo poderia ser um armador a grande distância para Cardozo e Lima poderem esticar as linhas de jogo portista e com isso desgastar a equipa azul e branco.

    - muito provavelmente, de um lance de futebol directo poderia haver uma movimentação nas costas da defesa portista, por parte dos nossos avançados e médios-ala que poderiam resultar num golo nosso.

    Mas, pronto é fácil colocarmos em suposições. De uma coisa é certa: o erro de Artur comprometeu todo o curso do jogo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!