Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O maior teste de Jorge Jesus

" «Aconteça o que acontecer será uma época brilhante. Se conquistarmos as três provas em que estamos inseridos passará a ser uma época de sonho»
Jorge Jesus, antes do jogo em Newcastle

Esqueçamos a Taça de Portugal - o Benfica estava, na verdade, qualificado para a final desde 30 de Janeiro. E essa final, com o Vitória de Guimarães (soube-se há pouco), será sempre o último jogo da época, aconteça o que acontecer antes, uma oportunidade para partir do zero, venha a águia de passado recente positivo ou negativo.
Está esquecida a Taça? Muito bem. Até porque, se o Benfica ganhar campeonato e Liga Europa, ninguém levará a mal que perca a Taça; como se perder campeonato e Liga Europa a Taça não será consolação. O clube tem então cinco semanas para vencer tudo, alguma coisa ou nada. Jorge Jesus tem cinco semanas para ser André Villas Boas ou José Peseiro. Sim, porque muita gente se lembra do triplete de AVB pelo FC Porto em 2011 mas poucos recordam que Peseiro chegou, em 2004/2005, a esta altura da época com fortes hipóteses de vencer Liga e Taça UEFA. Com uma semelhança extraordinária em relação ao que pode acontecer este ano: jogo do título (na altura deslocação à Luz; agora ida do Benfica ao Dragão) na penúltima jornada do campeonato, imediatamente antes da final europeia. Se o Benfica chegar já campeão, ao jogo com o FC Porto, ou pelo menos a poder perder e mesmo assim continuar na frente.
Jesus tem, este ano, conseguido balançar a participação em todas as provas sem grandes sobressaltos. Em 47 jogos, apenas duas derrotas - no sintético de Moscovo e em casa com um Barcelona na sua fase mais super. Brilhante, por isso. Mas não está tão longe assim do pesadelo. Porque nem tudo o que reluz, ou que brilha, é ouro..."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

PS: Estas comparações são sempre fáceis de manipular: comparar o mérito de vencer um Campeonato pelo Benfica, com os Corruptos, é sempre uma canalhice!!! O AVB foi Campeão em 2011, com o Benfica a perder 9 pontos nas primeiras 4 jornadas, após os 'serviços' de Cosme Machado, Proença, e Benquerença!!! Fizeram toda a época em gestão, e quando o Benfica 'ameaçou' recuperar - estivemos a 8 pontos!!! -, lá mandaram o Xistra para Braga, e o Benfica, no início de Março, desistiu, positivamente, do Campeonato. Permitindo aos Corruptos, atacarem a fase decisiva da Liga Europa, sem outras preocupações... enquanto na Taça de Portugal, outra Xistralhada na Luz, resolveu a questão!!!
Mesmo com o Peseiro, a comparação é canalha: o Sporting nunca teve 4 pontos de vantagem no Campeonato, o Benfica só não foi Campeão mais cedo, porque o Proença em Penafiel não deixou... A final da Liga Europa não é na Luz, e os Lagartos já tinham sido eliminados na Taça...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!