Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Em defesa de Jesus

"Aqui há umas semanas, depois da suada vitória frente ao Marítimo, no Funchal, escrevi neste mesmo espaço que muito dificilmente o Benfica iria perder este campeonato. Que via o plantel encarnado com uma tranquilidade e uma força anímica capazes de vencer todas as maleitas e queixumes e que não voltaríamos a assistir ao espetáculo da temporada passada, em que Jesus e os seus homens desbarataram 5 pontos e viram o suspeito do costume a fazer uma daquelas ultrapassagens pela direita. As contas com as quais os deuses gostam de quando em vez de nos surpreender ainda podem baralhar tudo (outra vez) na última jornada mas, se tudo correr como no guião, enganei-me redondamente.
Mas verdade seja dita: o Benfica não perdeu o campeonato no Dragão. Perdeu-o no imprevisto empate com o Estoril, no primeiro indício de que a meia-final da Liga Europa frente ao Fenerbahçe tinha marcado o fim da réstia de frescura física da formação de Jesus. Sem esse empate, o Benfica jogaria no Porto sem pressão, o ideal para uma equipa em frangalhos. Assim não foi. Talvez por isso muitos acusem os encarnados de não terem feito tudo para ganhar no sábado.
Vejo por outro prisma. Face à falência da condição física dos seus jogadores, Jesus só podia jogar em contenção. Jogasse de peito feito e sujeitava-se à goleada. E até ao milagroso remate de Kelvin, a estratégia do Benfica resultou na perfeição. Tem o tiro do brasileiro acertado no poste ou saído languidamente pela linha de fundo e hoje estaríamos todos a elogiar a opção de Jesus.
Resta agora ao Benfica fazer das tripas coração em Amesterdão. O jogo de quarta-feira pede verdadeiros gladiadores na Arena, para que o Benfica não viva aquilo que em 2004/2005 viveu e sofreu o Sporting: numa semana perder campeonato e, na altura, Taça UEFA. Essa época, em que o Sporting era de longe a equipa que melhor futebol praticava na Liga, começa a ecoar na cabeça de Jesus, que admitiu no final do encontro de sábado que a derrota com o FC Porto ia “deixar marcas”. Esse foi talvez o grande erro do treinador do Benfica ontem, não confiar nas suas tropas para a próxima batalha que aí vem.
Última jornada do campeonato não vai perder a emoção. Não acredito que Paulo Fonseca, treinador ambicioso e que sabe ter muitos olhos em si postos, vá querer entregar a vitória ao FC Porto numa bandeja e o mesmo serve para o Benfica. O Moreirense saiu esta ronda dos lugares de despromoção e vai lutar para ficar na 1.ª Liga. Nunca mais é domingo..."

1 comentário:

  1. patriarca disse:


    Jesus não é Deus e como tal vamos agir é EM DEFESA DO BENFICA e não de um simples treinador que nos tem ARRASTADO para o precipício.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!