Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Lula e Jesus

"Nos últimos tempos, quando Jorge Jesus me aparece, sorrateiro ou não, na televisão, lembro-me de Lula, do Lula que era padeiro e chofer de táxi e num abrir e fechar de olhos se tornou sublime treinador de futebol - dizendo coisas assim:
- Vocês quatro aí do meio de campo vão lá no gramado e fazem um triângulo! (isso foi na prelecção antes de um jogo importante da historia - e ganhou-o...)
ou assim:
- Não pode não, Coutinho... Cê tem promoção para engordar! (isso foi ao ver a cópia de Pelé a comer de mais e a promoção era... propensão!)
e apesar desse lingujar a retorcer-se entrou para o Guiness como treinador com mais títulos ganhos no mundo. É, alguns já perceberam: Lula era o treinador que, no Santos, lançou Pelé à eternidade. Mas, de repente, quando Pelé já não deste mundo, chateou-se com ele e traçou-lhe, cruel, o destino:
- Ou Lula ou Pelé (pois, o rei já falava, majestático, na terceira pessoa...)
Imagina-se quem saiu. O Santos (mesmo com Pelé) ganhou no arrasto apenas mais um título - e Lula nunca mais regressou a Vila Belmiro. Às vezes olhava para o desenho que Picasso lhe fizera em Paris, pondo na dedicatória que criador de deus era ele - e chorava. Morreu, não muito depois, à espera e em vão.
Também se pusera de boca e boca outra lenda: que Lula mexia muito na equipa porque tinha obsessão estranha: no balneário, atirava as camisolas ao ar e quem as agarrasse primeiro jogava. (Claro, Gilmar, Mauro, Zito, Pelé e Coutinho nunca entraram nesse jogo...)
OK, ainda não expliquei por que vendo Jesus me lembro de Lula. Não, não é por ele, o Jesus, dizer coisas certas com palavras erradas (ou mexer muito na equipa ou inventar isto e mais aquilo...) - é por pensar que o Benfica pode passar e que o Santos passou se Vieira fizer a Jesus o que Pelé fez a Lula, fazendo-o só porque certo filósofo (vocês sabem quem é...) descobriu que o coração às vezes tem razões que a razão desconhece..."

António Simões, in A Bola

1 comentário:

  1. Jesus é o melhor treinador português de todos os tempos...
    seria um erro enorme o Benfica não renovar com ele, ainda mais grave se ele fosse treinar os corruptos :) seriam passos atrás de anos.

    Força Mestre Jorge Jesus!
    e pluribus unum!

    PS: todos ao Estádio quinta e segunda, fazer da Luz um Inferno!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!