Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A culpa é mesmo do(s) governo(s)

"Não são muitos os países que se dão ao luxo de deixar extinguir-se a equipa que conquista a única medalha nuns Jogos Olímpicos.
Portugal, claro (porque será que isto não me surpreende?), consegue fazê-lo e fá-lo com a mestria de um ignorante, aplaudindo mesmo a decisão porque um dos atletas que conseguiu a medalha tem, afinal, grita-se em coro, todo o direito de competir sozinho se bem lhe apetecer.
Falo, já deu para perceber, de canoagem. E da recusa de Fernando Pimenta em participar nos Mundiais que se disputam este mês, por não querer fazer equipa em K2 (aquela em que ganhou a tal medalha de prata olímpica) com Emanuel Silva.
Sim, estou contra a decisão de acabar-se com a equipa de sucesso dos Jogos Olímpicos, sobretudo porque a mesma é unilateral e, pior que isso, tomada a um mês dos campeonatos do Mundo. Mal comparado, aplaudir a decisão de Fernando Pimenta é como aplaudir Ricardo Carvalho quando, zangado com Paulo Bento, pegou nas malas e se foi embora do estágio da selecção de futebol. Ou era como admitir que fosse Cristiano Ronaldo a escolher os companheiros que jogam.
Também sou contra a insensibilidade de quem não percebeu há mais de um ano o risco de fractura porque um dos atletas que integra a equipa quer deixá-la - ainda por cima, a solo Pimenta tem conquistado medalhas; de facto, merece a oportunidade - e, sobretudo, incomoda-me que todos juntos não tenham encontrado uma óbvia solução de compromisso: Pimenta fazia agora os mundiais em K2 e seguia a carreira a solo, cheia de sucessos, logo depois.
O mal, no entanto, não está só nas gentes do desporto, mas também nos sucessivos governos que não mudam uma lei que, de tão antiga, estipula os prémios para atletas medalhados ainda em escudos. Se os prémios de K2, tal como os de K1, não fossem a dividir, aposto que não haveria metade dos problemas."

Nuno Perestrelo, in A Bola

PS: Recordo que além do Fernando Pimenta, a nossa Teresa Portela está numa situação idêntica. Os dois melhores canoístas portugueses da actualidade, estão de relações cortadas com a Selecção...!!!
Curiosamente, no Triatlo, está-se a passar algo parecido, mas na minha opinião ainda mais grave. Se na Canoagem existem de facto equipas, e é preciso alguém decidir quais as combinações, que potencialmente podem trazer para Portugal melhores resultados, no caso do Triatlo estamos a falar de uma modalidade individual... o facto dos dois melhores triatletas masculinos da actualidade, estarem em conflito com o DTN devia preocupar a Federação, mas aparentemente é mais importante as guerrinhas e os tachos, do que os resultados dos atletas...
Nas modalidades ditas amadoras - nos desportos individuais - os subsídios deviam ser entregues directamente aos atletas, assim aparecem sempre os intermediários 'bem intencionados'...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!