Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Marcos para a História

"Os atletas e as marcas - além das medalhas, dos troféus e dos ícones, representam chaves da Verdade com que o Benfica construiu o MUSEU COSME DAMIÃO, que hoje abre oficialmente as portas para o Futuro. Trata-se, sem dúvida, de um dos mais relevantes empreendimentos de todos os tempos da fantástica vida do Benfica, à dimensão de todas as realizações maiores da nossa história.
Conte nisso as sucessivas primeiras utilizações dos precários campos das Salésias, às Amoreiras; da compra da velha sede do Jardim do Regedor em 1934, ao novo Estádio da Luz construído a pulso pelos próprios sócios e inaugurado em 54, ou à estreia da luz, na Luz, em 58, e ao posterior fecho do 3.º anel em 85.
E agora, na era moderna, sob o pulso do Presidente Luís Filipe Vieira, a coroar a impressionante consolidação do património do Sport Lisboa e Benfica iniciada em 2003, com o levantamento do imponente conjunto da nova Catedral e os seus Pavilhões e Piscinas; depois da abertura do Caixa Futebol Campus, em 2006 e da inauguração da Benfica TV em 2008, além de todas as pioneiras trilhas de inovação e tecnologia subjacentes a um grupo empresarial estruturado para a conquista do Futuro, e precisamente no mesmo mês em que foi dada a segunda vida à televisão do Benfica, finalmente ai temos o admirável MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO!
Nos tempos que correm, em Portugal, quando tantas vezes e em tão difíceis circunstâncias, se nos depara o sistemático desprezo pela lições que a História nos deixou, este exemplo de como o Benfica preserva a sua Memória, ao mesmo tempo que constrói um sólido presente estrutural, constitui um poderoso grito de alma, uma fascinante afirmação de amor próprio e representa um tributo do respeito que nos merecem aqueles que em cento e nove anos de história têm construído a grandeza do Glorioso.
Na nossa nova Casa de Memória, nada escondemos. Tudo está à vista: não se ignorando nem os mais humildes, nem os nossos mais distintos heróis e factos, também não foram esquecidas as respectivas circunstâncias. Tudo ali está exposto com critérios de rigor e com o envolvimento adequado a cada ícone, num ambiente de inovação, tecnologia e constante interactividade que só encontramos nos maiores e mais modernos museus do Mundo.
Ao contrário do que se passa com os nossos antagonistas mais badalados a sul e norte, ao sol nado e ao sol posto, nós só temos de que nos orgulhar. Só razões genuínas para sentimos honra e vaidade, por um passado limpamente construído sócio e sócio, jogo a jogo, por atletas e equipas, técnicos e dirigentes. Sempre de acordo com a matriz da Verdade histórica, na qual também cabem, evidentemente, as derrotas e os empates. Pioneiros em mais este campo da identidade só reconhecível aos maiores Clubes do mundo, assim salvaguardamos, de modo exemplar, à vista de toda a gente, os Tesouros da admirável História do Glorioso Sport Lisboa e Benfica. Para Lisboa e para o Mundo inteiro, para o Presente e para todos os Futuros que havemos de viver com as mesmas certezas do Passado."

José Nuno Martins, in O Benfica

PS1: Nelson Évora, nosso Campeão Olímpico - e do Mundo -, resolveu oferecer ao Museu Cosme Damião, a sua medalha de Ouro Olímpica, conquistada nos jogos de 2008 em Pequim. Um gesto bem representativo do Benfiquismo do Nelson... à Campeão!!!

PS2: Nos últimos dias - e horas - acompanhei com alguma curiosidade os comentários no Forum Ser Benfiquista - para o bem e para o mal o mais representativo do universo Benfica -, no tópico do Museu. Eu sei que o dito sitio, é em toda a Net, o local onde mais se insulta os jogadores, os técnicos e os dirigentes do Benfica!!! Mas ainda pensei que o Museu poderia ser a excepção... Erro meu!!! A falta de respeito pelo Benfica, por parte daqueles que se dizem Benfiquistas, é absolutamente nojenta... O Benfica continua a ter adeptos a mais. Hoje, no dia em que se inaugura o Museu, baptizado com o nome de Cosme Damião, temos um grave problema de falta de cultura Benfiquista... podem-me dizer que é uma minoria, que não passam de troll's cobardes, não me interessa, o problema continua a ser grave... quem não compreender o significado e a importância deste projecto, não percebe o que é ser do Benfica. Isto independentemente de gostar do Presidente ou do treinador, ou dos jogadores...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!