Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nada nem ninguém acima do Benfica!

"Fernando Martins nasceu a 25 de Janeiro. Não terá sido por acaso que Eusébio da Silva Ferreira escolheu esse mesmo dia para vir ao mundo...

Denis Diderot, filósofo francês do século XVIII, escreveu um dia que «a imortalidade é uma espécie de vida que nós adquirimos na memória dos homens.» Assim sendo, é na memória dos homens que perdurarão figura e obra de Fernando Martins, ontem desaparecido, aos 96 anos. Homem simples, que subiu na vida a pulso, teve o Benfica por paixão e no clube da Luz deixou marca indelével. Foi presidente do Benfica num tempo em que engenharia financeira não tinha virado moda e soube administrar o clube sem gastar o que não tinha. É possível encontrar paralelismo entre Joaquim Bogalho e Fernando Martins (e estamos a falar de dois dos mais importantes presidentes do Benfica!). Ambos com forte sentido de património; um e outro de contas ao tostão; cada um deles apologista da disciplina e da ordem; ninguém podia estar acima do Benfica.
Quis o destino que me cruzasse com Fernando Martins, que até no último dia tratei por «presidente».
Em 1982, jogava eu no Portimonense e era Fernando Martins presidente do Benfica, este convidou-me a transferir-me para a Luz «por sugestão de Lajos Baroti». Acertámos agulhas (naquela negociação e nas duas renovações que se seguiram) aprendi a respeitar um homem que tendo uma imagem exterior de alguma dureza, era capaz de manter a porta aberta para resolver os problemas de quem o procurava.
Depois, Fernando Martins tinha uma vertente supersticiosa muito marcada, basta dizer que para os jogos, de verão ou inverno, levava sempre o mesmo fato creme; e antes da equipa subir ao relvado, na cabina, normalmente depois do treinador das as derradeiras instruções, Fernando Martins lá vinha avisar que estivéssemos preparados «porque todos querem ganhar ao Benfica. Ninguém dá um pontapé num cão morto. E se nos querem dar pontapés é porque sabem que mordemos.» Era esse o momento em que, invariavelmente Carlos Manuel perguntava, «então presidente, não se esqueceu de nada?» E Fernando Martins lá dizia, «ok, o prémio hoje é a dobrar.» Até nisso Fernando Martins andou à frente do seu tempo. Conseguiu, durante o seu consulado, implementar uma política de salários baixos (quando comparados com Sporting e FC Porto) e prémios altíssimos. Que funcionou ou não tivesse conquistado três campeonatos, duas Taças e levado o Benfica, 15 anos depois de Wembley, a uma final europeia. E fechou o terceiro anel, obra ciclópica que dotou o estádio da Luz de 120 mil lugares. A seguir, a vulgarização da TV (e o Euro 2004) acabou por justificar um estádio menor.
PS1 - Fernando Martins nasceu a 25 de Janeiro. Não terá sido por acaso que Eusébio escolheu esse mesmo dia para vir ao mundo...
PS2 - À família, em especial ao engenheiro Raul Martins, um abraço amigo.

MUSEU COSME DAMIÃO
Há, muito que Luís Filipe Vieira fala com paixão do Museu do clube que abrirá portas ao público na próxima quinta-feira. É natural que os benfiquistas olhem para esta obra com orgulho e dela queiram desfrutar. Mas não é menos verdade que Lisboa acabou de ser dotada com um espaço de referência que entrará de imediato nos 'tours' turísticos da capital. E não me enganarei se afirmar que no 'Cosme Damião' vão ser batidos todos os recordes de afluência a museus em Portugal. E quem sair daquele espaço, benfiquista ou não, não deixará de admirar a excelência arquitectónica e a modernidade museológica.

Quase seis meses: e a polícia não descobre nada?
«Informaram de que tinham sido furtados os computadores do presidente da FPF e da secretária, mas houve furto de um terceiro portátil, do presidente do Conselho de Arbitragem»
Fonte policial, Lusa
Em Fevereiro passado, um ladrão entrou na FPF, cortou-se e deixou sangue e impressões digitais espalhados e o rosto foi captado pelas câmaras de videovigilância. Furtou os computadores de Fernando Gomes e da sectária e ainda de Vítor Pereira. Para quê? Mistério. E mais misterioso é que se tenha evaporado. Com tantos indícios e as autoridades policiais nada apuram?

(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!