Últimas indefectivações

sábado, 19 de outubro de 2013

11.ª Supertaça

Benfica 86 - 82 Guimarães
26-20, 17-14, 26-16, 17-32

Logo após os primeiros minutos, e apesar do Vitória ter começado com 4-0, fiquei logo com a certeza que o Benfica iria vencer a Supertaça, pois a atitude da equipa, foi totalmente diferente, em relação ao jogo da semana passada com o Sampaense.
Até aos 10 pontos, ainda houve alguma emoção, mas partir daí o Benfica afastou-se, e sempre que o Vitória ameaçava aproximar-se, o Benfica pedia um desconto de tempo, e voltava a repor a diferença, entre os 15 e os 20 pontos. Isto tudo sempre com um critério na marcação de faltas completamente torto, durante todo o jogo, em prejuízo do Benfica.
Mas chegados ao 4.ª período tudo mudou. Durante cinco minutos valeu tudo, o roubo suave, passou a roubo pornográfico!!! Os jogadores do Benfica eram agredidos, quando penetravam, e os árbitros marcavam faltas ofensivas, em pouco tempo a diferença de 20, passou para 10...!!! Os jogadores do Benfica enervaram-se, e deixaram de atacar com cabeça... como as faltas no jogo interior não eram assinaladas, começamos lançar em demasia de 3 pontos, e o Vitória chegou mesmo aos 2 pontos de diferença... Felizmente o Carlos Andrade esteve inspirado na linha de lance-livre, e conseguimos segurar a vitória, com toda a justiça.
Sem a influência arbitral teríamos vencido o jogo facilmente, na casa dos 20 pontos de diferença!!! Não tive acesso à estatística, mas não estou a mentir quando afirmo, que fomos mais vezes para a linha de lance livre nos últimos 30 segundos (8 vezes), quando o Vitória começou a fazer faltas tácticas, do que nos restantes 39,30 minutos!!! Uma equipa com o Betinho, com o Carlos Andrade, com o Mário Fernandes e com o Jobey Thomas, tudo jogadores que até exageram nas penetrações, e nos lançamentos sobre pressão, em condições normais tem mais de 20 lances livres por jogo, hoje foram praticamente inexistentes... isto contra um adversário super-agressivo, e ainda foram os nossos jogadores a serem excluídos com excesso de faltas!!!

Além da atitude, ofensivamente melhorámos muito. Desta vez, houve ataque de posição, com a bola a circular, a entrar no poste... jogadas com cabeça, tronco e membros!!! E por isso mesmo o Weaver foi o melhor marcador - claramente o seu melhor jogo no Benfica -, mas quando deixámos de jogar colectivamente, o Weaver deixou de marcar, e o Vitória aproximou-se...

Não compensa a derrota com o Sampaense no Troféu António Pratas, mas uma derrota hoje teria sido demasiado mau... apesar de reconhecer que o adversário de hoje, se reforçou muito bem, e será uma das equipas favoritas a disputar a Final da Liga com o Benfica. Para o curriculum fica a 11.ª Supertaça para o Benfica... mais uma para o Museu!!!

6 comentários:

  1. Este Benfica tem de estar concentrado em todos os momentos do jogo, senão vê vantagens de 20 pontos serem anuladas como no jogo de ontem. Isso acontece não só devido ao relaxamento, mas porque os adversários sempre dão tudo quando jogam contra o Benfica. Ainda assim parabéns aos jogadores e equipa técnica por mais um troféu.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Fico grato por este tipo de texto, que permite que tomemos conhecimento das ocorrências do jogo de forma clara e pormenorizada e sem o « filtro azul ou verde » utilizado pela generalidade da imprensa.
    Confesso que não tendo tido oportunidade de ver o jogo... fiquei estarrecido com a dimensão do colapso do Benfica no último período!
    Constato agora o óbvio... porque surpreendente é quando existe um jogo em que a arbitragem se limite a ser isenta e não nos condicione de tal forma que parece obedecer a um guião prévio.
    Pelos vistos uma vez mais a arbitragem procurou põr em campo uma tragédia Grega... mas felizmente conseguimos com a força da equipa um final feliz.
    E de resto dou o devido valor à nossa vitória... cansado que estou da « lenga - lenga » actual... háaa e tal ganhamos... então os outros coitados são fracos e têm um orçamento menor.
    História interessante mas que se esquece facilmente no futebol e quando jogamos na europa com equipas que na sua generalidade têm orçamentos superiores... aí ganhar... chama - se na opinião de muitos... cumprir a obrigação.
    Enfim... eu por mim, vou continuar sempre a dar o mérito devido às nossas vitórias e perdoem - me os que não gostam... pois utilizo apenas o mesmo critério de outros só que no seu inverso... com a mesma velocidade que criticam e menorizam as nossas vitórias eu elogio e engrandeço o esforço dos nossos atletas ( criticas reservo - as e só quando forem justas para as derrotas ).

    ResponderEliminar
  3. Isto numa modalidade como o basquetebol deixa-me surpreso.

    Que os árbitros roubem o Benfica no futebol, hóquei ou andebol até percebo, estão a fazer a vontade ao dono.

    Mas aqui o que é que ganham? Querem ajudar quem? Certamente não é o Guimarães a encomendar a frutinha.

    Com a arbitragem em Portugal o normal é que o Benfica só ganhe os campeonatos nas modalidades em que os outros acabaram por desistir.

    Quando há um adversário forte, que tem capacidade para se aguentar o campeonato todo em bom nível, consegue aproveitar os muitos pontos que vão sendo roubados por exibições manhosas dos grupelhos de ladrões que se intitulam árbitros.

    ResponderEliminar
  4. Também fico surpreendido com esta perseguição geral ao Benfica que vai desde o futebol a todas as modalidades, incluindo mesmo aquelas em que não está presente o porto.
    Presumo que a explicação esteja no facto de existirem ( infelizmente ) no norte muitos seguidores dos corruptos e... misteriosamente em todas as modalidades os árbitros nomeados serem geralmente provenientes daquelas bandas.
    Para além disso, desconfio que assim com no futebol se dá valor aos centros de estágio e escolas de formação... lá no antro, devem ter a formação dos árbitros de futebol e modalidades no bolso e com cursos de « deformação de carácter e filosofia da batota »!

    ResponderEliminar
  5. Reconheço que dentro das principais modalidades portuguesas, o Basket é aquela onde normalmente as arbitragens são menos más...
    Mas é uma modalidade onde os critérios na marcação de faltas são muitos subjectivos, aqui e na NBA...!!!

    Uma das situações mais comuns, é quando existe uma diferença grande de valor entre as equipas, é quando os árbitros começam a tentar equilibrar as coisas... neste caso não é uma perseguição ao Benfica. é somente uma tentativa desesperada de 'salvar' a emotividade do jogo!!!
    Mas neste momento em Portugal, isso acontece recorrentemente com o Benfica, devido à diferença de valor com todas as outras equipas. Quando o Benfica joga contra equipas com plantéis curtos, quase sem banco, é recorrente a não marcação de faltas a jogadores fundamentais, para não serem excluídos, e deixar uma partida já desequilibrada, em super-desequilibrada...!!!

    Mas ainda existe outro problema, além das situações corruptas nas diferentes modalidades:
    Enquanto árbitros assumidamente Benfiquistas, quando apitam os jogos do seu Clube, fazem tudo para provar a sua isenção, levando quase sempre a situações de prejuízo grave do Benfica... árbitros assumidamente de outros Clubes, não têm problema nenhum em beneficiar os seus clubes de coração e prejudicar o Benfica. No Basket existem várias histórias que provam esta teoria!!!
    Por exemplo neste jogo com o Guimarães, o árbitro principal, é um adepto assumido dos Corruptos, e não foi por isso que fez o que fez...!!! Se fosse o inverso, um árbitro Benfiquistas, a apitar um jogo dos Corruptos, o mais natural seria beneficiar os Corruptos, só para ficar com a fama de isento!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade... que com árbitros afectos aos corruptos somos sempre prejudicados e por inacreditável que seja... mesmo quando um árbitro é Benfiquista a pressão omnipresente da comunicação social no futebol,reflecte - se também nas modalidades... levando a que os poucos árbitros íntegros sintam a necessidade quase de se justificar por serem Benfiquistas e na dúvida decidam contra o Benfica.
    Temos de concordar que em manobras extra - desportivas e condicionamentos os corruptos são mestres.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!