Últimas indefectivações

sábado, 11 de janeiro de 2014

A força do Bruno

"O Sporting e Bruno de Carvalho (BdC) deram a novidade antes de fechar 2013: a elaboração de um documento para a revisão da legislação desportiva e dos regulamentos do futebol profissional, entregue aos partidos na Assembleia da República, ao ministro da Administração Interna, ao secretário de Estado do Desporto, à FPF, à Liga e aos seus clubes. A iniciativa é de louvar, tendo em conta que BdC chegou há muito pouco tempo ao contacto directo com as “nuances” jurídicas das competições e os regimes das contratações. É ainda de louvar quando BdC assume que o documento pode ser motor de uma discussão futura: não é um produto acabado, mas um ponto de partida para construir consensos com os outros clubes e dar uma importante achega nos empreendimentos agendados pelo Governo para o regime jurídico das federações desportivas, para a profissionalização da arbitragem, para a disciplina legal do treinador e para as apostas “on line”. “Ouço dizer que falo e não apresento soluções – já o fiz”, disse BdC, com o propósito subjacente de trazer liderança ao Sporting, como “grande”, nos processos de decisão do futebol português. 
Não tive acesso ao conteúdo, o que me impede de ir mais longe para além do que BdC revela. De todo o modo, parece-me inequívoca a actualidade dos temas e das propostas: 1) regulação da intervenção dos “fundos de investimento” (muito importante a lógica de uma parceria “win-loose” e da partilha pelos fundos dos custos salariais dos jogadores); 2) modificação das regras sobre os proveitos dos “empresários” de jogadores; 3) alteração da fiscalidade para aumento da competitividade com os demais campeonatos; 4) revisão dos princípios de tutela laboral dos clubes formadores e de seguros dos atletas; 5) combate à opacidade na nomeação e classificação dos árbitros. E, sendo actuais, por que não aproveita a Liga este balanço para desafiar os clubes a completar as ideias do Sporting e a marcar a “agenda”, em especial com aqueles clubes que sempre andam com as “reformas” na boca?
BdC não gosta do “sistema” que encontrou. Afirmou: “Não posso aceitar que há 30 anos se diga que campeonatos são decididos antes de começarem! É um sistema opaco, obscuro e andamos todos contentes. É o mesmo que ir jogar Football Manager, entrar com quatro treinadores, derrubar outros três e ser campeão – é assim que está o futebol português. As novas gerações deixarão passar? Não, garanto. Primeiro muda-se o regulamento, depois as pessoas e deixa de prevalecer a cultura do medo”. BdC está com força e testa a sua força. Conseguirá? A acompanhar em 2014..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!