Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Benfica líder, e agora?

"O Benfica de domingo não foi o Benfica habitual dos clássicos com o FC Porto. Desta vez Jorge Jesus manteve-se fiel a uma ideia de equipa e não a moldou ao adversário. Assumiu o favoritismo – fosse por jogar em casa, por querer dedicar uma vitória a Eusébio, por saber que, agora, este Benfica é superior a este FC Porto ou por tudo junto – e ganhou a aposta. Os encarnados foram velozes nos flancos, perigosos no ataque, dominadores no meio-campo e intransponíveis na defesa. A superioridade sobre os dragões foi evidente e a vitória foi mais do que justa. Pelo meio, Oblak confirmou-se como a melhor aposta para a baliza, ele que ainda não sofreu golos nos cinco jogos em que já participou desde a lesão de Artur; e Markovic revelou estar a ganhar maturidade táctica, a melhor aliada da elevada capacidade técnica que já possui.
Do clássico resultou ainda a liderança isolada do Benfica no campeonato, o que acaba por ser psicologicamente importante, embora nada decisivo quando faltam 15 jornadas para terminar a prova e todos os candidatos dependem deles próprios para conquistarem o título.
Mas a liderança chegou com outra notícia, a da saída de Matic e as prováveis de Garay e Rodrigo.De uma assentada, Jesus pode ficar sem um central, um outro avançado – já havia perdido Cardozo por lesão – e o motor do meio-campo. O técnico do Benfica está habituado a remendar os buracos – veja-se Di María, Ramires, Fábio Coentrão, David Luiz, Javi García, Witsel... –, só que, desta vez, a tarefa parece mais complicada, sobretudo no que diz respeito à substituição do médio sérvio. Para Garay há soluções no banco – a um nível inferior, mas competentes –, para Rodrigo também, embora obrigando a uma readaptação de jogadores ou da táctica. Para Matic é pior. O plantel não tem um “box-to-box” igual (nem parecido), no mercado é quase impossível encontrar outro e Fejsa é um complemento, não alternativa.
A eliminação da Liga dos Campeões, ou melhor, o dinheiro que daí já não vem obriga a esta cedência de efectivos. Mas uma coisa é perdê-los no início da época, outra é a meio, quando a máquina já carburava. O Benfica chegou à liderança do campeonato com a actual estrutura, mas agora tudo muda. Em suma, nunca uma vitória sobre o FC Porto provocou tantas incertezas. Sim, o Benfica é líder, mas... e agora?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!