Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Eusébio e o poder

"O futebol tem sido objecto de um tratamento interesseiro, por parte do poder político, ao longo dos mais de cem anos da sua História em Portugal.
Não precisamos de recuar muito no tempo, basta analisarmos a segunda metade do século passado. A trilogia dos 3 F's - Fado, Futebol e Fátima - foi uma arma política de enorme importância na estratégia do anterior regime.
Mais recentemente, e porque não vivemos num regime ditatorial, a conduta tem sido mais de colagem aos grandes acontecimentos desportivos e às suas maiores referências.
Eusébio foi, e é, uma das maiores referências que Portugal tem no desporto, interna e externamente.
A sua dimensão levou a que se falasse de Portugal, e da situação portuguesa de então.
Por isso mesmo a sua imagem foi utilizada com objectivos políticos, sociais e económicos. Inclusivamente nestes últimos dias.
Todos os que tiveram a possibilidade de conhecer o King, sabem que a sua simplicidade era verdadeira. O seu talento reconhecido mundialmente. Nunca contabilizou em proveito próprio a rela dimensão que atingiu. Sempre disponível para colaborar com uma boa causa. Aliás, a sua postura em capo é bem demonstrativa da sua grandeza.
Mas a importância do futebol, e das suas referências, como Eusébio, teve grande influência na assimilação da língua portuguesa e na união criada entre povos com culturas distintas.
A rádio levava a palavra, fundamentalmente através dos relatos dos jogos de futebol, e nesse sentido fez mais que muitos institutos que consomem milhões de euros aos contribuintes portugueses.
A História será escrita e rescrita mas as grandes figuras nunca serão esquecidas."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!