Últimas indefectivações

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Matic / Mata

"Diz o povo sabiamente que o que não mata engorda. Depois de ter lido que o até agora jogador do Chelsea Juan Mata foi transferido neste inconcebível mercado de Inverno (que é, como que quem diz, no meio da batalha) por cerca de 45 milhões de euros para o rival Manchester United, creio que aquele provérbio se transformaria, no Reino Unido, em que Mata engorda!.
Não me detenho na pertinente observação do treinador do Arsenal Arsène Wenger ao criticar o tempo desta transferência, ou seja quando o Chelsea acaba de jogar com o Man. United sem Mata e o Man. City e o Arsenal vão jogar mais tarde já com o Mata no Man. United. É assim o futebol do poder e o poder do futebol: ranhoso, manhoso e agiota.
Falo sobretudo da contabilidade do Chelsea. Vejamos: há 3 anos saiu Matic para o Benfica, convencionalmente por 5 milhões e envolvido na transferência de David Luíz. Algo constrangido, um magnata russo pressionado por um luso técnico (que saberia os passos seguintes) recompra o passe do sérvio por 25 milhões. Mais 20 milhões que na venda ao Benfica. Vai daí, vendem Mata por 45 milhões, precisamente mais 20 milhões do que lhes custou a versão II de Matic. Vinte por vinte, contas saldadas.
O que me custa neste dédalo de má-fé negocial e de esperteza é o baixo preço (mesmo que, segundo li, a pronto pagamento) relativo a Matic, agora visivelmente ainda mais desolador quando comparado com o valor de transacção de Mata, um jogador inferior ao ex-benfiquista. Como sócio do Benfica sinto-me engasgado...
Volto aos adágios populares: «quem com ferro mata, com ferro morre». Neste caso, «quem com Matic compra, com Mata vende»..."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. «quem com Matic compra, com Mata vende»
    Ah! Ah! Ah! Belíssima saída do Bagão Félix! ;)

    Por falar em Chelsea... ontem faltou um Mata à equipa. Tanto Hazard como William são muito miúdos para serem eles os criadores de futebol do Chelsea. Muito que mastigaram o jogo. Sabem fintar, mas jogar simples, saber passar no momento certo e com qualidade... ainda não. Muito trabalho terá o Mourinho.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!