Últimas indefectivações

sábado, 11 de janeiro de 2014

O grande clássico

"Todos esperam com enorme expectativa o clássico de domingo. Conjugou-se tudo para preparar um grande desafio: as equipas têm vindo a melhorar, estão empatadas no topo da Liga e golearam os seus adversários no último jogo.
Mas há muito mais ingredientes a apimentar o clássico. Logo à partida, as dúvidas sobre os guarda-redes: no Porto jogará Helton ou Fabiano? E no Benfica jogará Oblak ou Artur? São decisões difíceis, até porque muitos portistas gostariam de ver Fabiano na baliza – e conhecem-se as reservas de Jesus em relação a Artur (que cometeu sempre erros nos jogos contra o FC Porto).
E depois há as dúvidas que pesam sobre os dois treinadores. Paulo Fonseca ainda não convenceu os portistas mais exigentes; e Jesus perdeu a confiança dos benfiquistas mais cépticos, que dizem que o seu prazo de validade acabou.
Assim, se o Porto perder, Paulo Fonseca ficará em maus lençóis. E Jesus está obrigado a ganhar, até para não se dizer que falha sempre nos momentos decisivos. O certo é que tem sido infeliz em ocasiões capitais, e este ano continua a não ter sorte: bastava o Benfica ter Cardozo e o Porto não ter Jackson para a música ser outra.
Como condimento suplementar, este clássico acontece 15 dias depois de um Sporting-Porto em que os lisboetas vulgarizaram a equipa nortenha. Há muito que não se via o FC Porto ser dominado com tanta clareza. Portanto, ainda há essa curiosidade: o Benfica conseguirá ou não fazer melhor do que o seu vizinho da Segunda Circular?
Com tantas dúvidas e interrogações, o clássico promete imenso. O que não significa que seja um grande jogo. O medo de falhar pode inibir as duas equipas – e assistirmos a um desafio sensaborão, com grande aglomeração de jogadores a meio campo e pouca emoção junto às balizas.
Há um ano previ uma vitória do Benfica e enganei-me. Agora não faço previsões, mas digo: ao Benfica só interessa ganhar. Para ser um candidato credível ao título, tem de mostrar que é capaz de bater o Porto na Luz. Até para dedicar a vitória a Eusébio – que, onde quer que esteja, está a torcer pela sua equipa do coração."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!