Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Obra indiscutível

"Como vejo Eusébio? Das inúmeras histórias que ouvi em casa, do que li e das imagens que fui vendo: Eusébio era um craque! Mesmo sem o conhecer pessoalmente admirava-o, não só por tudo o que foi como jogador, mas pela forma como ao longo dos anos serviu o país e o Benfica, como embaixador do futebol português e imagem de marca do seu clube do coração. A sua humildade, respeito, sentido de partilha, educação, paixão, entre muitas outras qualidades que decerto tinha, foram as que mais me ressaltaram.
A proximidade da Selecção Nacional nos jogos das grandes competições mostrou a importância da transversalidade de carisma dos grandes heróis, como ele é! Todos os jogadores precisam de conselhos, carinho, conhecimento e conforto quando estão sob stress competitivo, nomeadamente daqueles que mais admiram, reconhecem capacidade e talento fora do normal. Lembro-me da forma como no Euro-2004 acompanhou a equipa, do abraço que deu a Ricardo depois deste ter defendido sem luvas e marcado o penalti à Inglaterra, que permitiu o apuramento para a final.
Mas foi ontem ao ver a transmissão integral do Portugal x Coreia, superiormente comentada por três ex companheiros de Eusébio (Hilário, José Carlos e José Augusto) no Mundial de 66, que percebi a diferença que Eusébio fazia! Apoiado por uma geração de talento muito especial, que teve a grande vantagem de jogar regularmente as finais das competições europeias de clubes, o que lhes conferiu um à vontade e instinto para lidar com o stress competitivo, tomada de decisão, aproveitamento dos momentos chave dos jogos e que impulsionou indubitavelmente os resultados de excelência. Aquele jogo evidência muito do que as selecções precisam para funcionar eficazmente: um heróis bem secundado por jogadores experientes, habituados a jogar ao mais alto nível, com capacidade adaptativa para variar sistemas tácticos sem perderem a direcionalidade e estrutura colectiva. Virar um resultado de 3-0, num jogo de tudo ou nada, é obra indiscutível! A sua visualização é, com certeza, uma boa motivação externa à equipa que Paulo Bento está a trabalhar para levar ao mundial do Brasil!"

Tomaz Morais, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!